Com programação online e gratuita, ciclo de webinários traz debate técnico e apoio institucional aos estados e municípios
Data de publicação: 02/05/2022
Projeto do Ministério da Saúde apresenta temas essenciais para promoção da saúde na Atenção Primária. O próximo encontro é nesta terça-feira (3/5). Programe-se e participe!
Foto: Freepik
Vem aí mais uma sequência de debates promovidos pelo Ciclo de Webinários para Promoção da Saúde. O projeto é desenvolvido pelo Departamento de Promoção da Saúde do MS. O próximo encontro online já tem data marcada: 3/5, terça-feira, das 15h às 17h, e tratará do tema Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde: como fortalecer as práticas na APS?.
Participantes poderão enviar perguntas pelo chat da transmissão, que serão respondidas nos 40 minutos finais. Quem não conseguir acompanhar ao vivo poderá assistir à gravação no canal do DataSUS.
A iniciativa tem objetivo de gerar espaços de diálogos sobre a promoção da saúde da população brasileira, qualificar a implementação das ações de organização da atenção nutricional, além de tirar dúvidas técnicas e nortear profissionais de saúde e gestores para o desenvolvimento de práticas efetivas e que gerem impacto positivo na saúde pública.
Abaixo, veja mais sobre os webinários que serão realizados no mês de maio e organize sua equipe para participar. E clique aqui para conferir os detalhes de cada um deles.
3/5
15h - Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde: como fortalecer as práticas na APS?
Diante do cenário de aumento dos casos de doenças crônicas, do excesso de peso na população e da necessidade de elaborar os cuidados pós-covid, foi idealizado o webinário Matriz para Organização dos Cuidados em Alimentação e Nutrição na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de mais uma iniciativa para apoiar a inserção e qualificação desses cuidados no âmbito da APS, visando contribuir para a organização da atenção nutricional no SUS. A Matriz é um documento que tem o propósito de fornecer bases que apoiem a estruturação desses cuidados nos diversos territórios cobertos pela APS no Brasil. Espera-se que gestores(as) e profissionais de saúde inseridos(as) na APS encontrem um conjunto de elementos essenciais e mobilizadores para organizar e garantir uma melhor oferta de ações e práticas em alimentação e nutrição para a população sob sua responsabilidade, enquanto parte da atenção integral à saúde.
5/5
14h30 – Atendimento integral à saúde das pessoas com deficiência: a promoção da saúde por meio da atividade física
O webinário abordará o atendimento integral à saúde da pessoa com deficiência, a fim de fortalecer a inclusão e a oferta de ações de promoção da saúde e de atividade física, por meio de ações intrassetoriais e intersetoriais, com a participação da Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do MS e da Secretaria Nacional de Paradesporto, do Ministério da Cidadania, o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada. Além disso, no encontro será abordado o capítulo do Guia - Atividade Física para Pessoas com Deficiência e o Guia de Atividade Física em Braile. Também será debatida de que forma as políticas nacionais voltadas às pessoas com deficiência têm sido implementadas no País, as evidências científicas na área de atividade motora adaptada, as redes de apoio para fomentar e a oferta de práticas de atividades físicas nos territórios.
10/05
15h - Recomendações para o Fortalecimento da Atenção Nutricional na Atenção Primária à Saúde no Brasil
A atenção primária à saúde é um espaço estratégico para o cuidado em alimentação e nutrição, em função da alta capilaridade e proximidade dos indivíduos e famílias. Seu potencial de enfrentamento da situação epidemiológica se dá por meio de um modelo assistencial, baseado nas necessidades locais e na integralidade do cuidado. A qualificação do cuidado em alimentação e nutrição é um desafio na gestão da APS. O importante histórico de legislações e documentos oficiais publicados nas últimas três décadas apresenta as responsabilidades da atenção nutricional no SUS e marcam a prioridade da agenda. Por isso, é fundamental para evolução do Sistema Único de Saúde (SUS) o direcionamento adequado de políticas públicas de alimentação e nutrição com base na formulação de recomendações. O aumento de cobertura da APS no País contribuiu para a redução da mortalidade infantil, desnutrição infantil, internações por condições sensíveis à APS e hospitalizações, além de garantir melhores resultados de saúde para a população, com mais equidade e melhor sustentabilidade.
20/5
14h - Intervenções breves na orientação alimentar de indivíduos na APS, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira: lançamento e divulgação
A orientação alimentar é uma atividade constante na rotina de trabalho dos profissionais e equipes de atenção primária. Os agravos decorrentes da má alimentação lideram os riscos de adoecimento da população. Protocolos de orientações breves contribuem para a qualificação do trabalho realizado no Sistema Único de Saúde (SUS) e para a disseminação das recomendações para uma alimentação saudável, tornando essas mensagens mais acessíveis à população brasileira. No webinário serão discutidos 5 fascículos voltados aos ciclos e evento de vida: população adulta, idosa, gestantes, crianças de 2 a 10 anos e adolescentes. Também será abordado o primeiro fascículo, que também apresenta a base metodológica para a elaboração dos protocolos. Com isso, o atendimento ao usuário se tornará mais efetivo, e a escolha da conduta sobre uma alimentação saudável estará disponível de maneira prática aos profissionais de saúde.