quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Informe MS

 


Ministério da Saúde lança terceira etapa de pesquisa sobre saúde mental na pandemia

Data de publicação: 09/12/2020


Em fase final, estudo pretende avaliar o impacto da pandemia da Covid-19 na saúde mental do brasileiro


A pesquisa Impacto da Pandemia da Covid-19 na Saúde Mental da População Brasileira, conduzida pela Coordenação de Saúde Mental do Ministério da Saúde, está em sua fase final de investigação. Nessa última etapa, além de aprofundar o acompanhamento da evolução dos casos rastreados nas fases iniciais do estudo, a pesquisa visa ampliar seu escopo e permitir a participação de novos integrantes para avaliar a qualidade de vida dos brasileiros no contexto da pandemia.

A primeira etapa, realizada entre os dias 23 de abril e 15 de maio deste ano, visou rastrear a existência de ansiedade, depressão e transtorno de estresse pós-traumático durante a pandemia. Já a segunda, que aconteceu entre os dias 22 de agosto e 6 de outubro, avaliou além dos transtornos mentais já rastreados, o acesso aos serviços de saúde e o uso de álcool e outras drogas.

Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário on-line e responder às questões solicitadas, cujo preenchimento não dura mais do que 20 minutos. O documento estará disponível no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=60794 até o dia 31 de dezembro de 2020.

Por se tratar de um estudo longitudinal, o documento com os resultados da primeira e segunda etapa do projeto ainda está em fase de elaboração e será divulgado em breve. Entretanto, os resultados preliminares já estão disponíveis e podem ser acessados nas matérias abaixo:

Ministério da Saúde divulga resultados preliminares de pesquisa sobre saúde mental na pandemia

Resultados preliminares de pesquisa sobre saúde mental são divulgados