quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Informe MS


 

Cgan e parceiros promovem ciclo de debates sobre prevenção e controle da obesidade infantil

Data de publicação: 01/12/2020


Ação integra agenda compartilhada entre Saps e a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Fanut/Ufal)


A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (Cgan) do Ministério da Saúde, em parceria com a Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Fanut/Ufal), tem realizado uma série de debates sobre a prevenção e o controle da obesidade infantil. A agenda apresenta temas fundamentais e urgentes, que devem ser discutidos amplamente por profissionais da saúde e também pela sociedade brasileira. O próximo encontro já tem data marcada – dia 10 de dezembro – e contará com os relatos exitosos de Portugal, que reduziu a prevalência de obesidade infantil no país.

O primeiro debate, que ocorreu em setembro, teve como tema “Webinário: Ambiente alimentar e obesidade infantil” e propôs uma conversa sobre As barreiras e oportunidades nos ambientes domiciliar e comunitário para o enfrentamento da obesidade infantil.  Na segunda edição dos encontros temáticos, promovida em outubro, foi tratada A obesidade infantil na Atenção Primária à Saúde”.

A coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, participou da agenda e apresentou ações da pasta que estão em curso para o enfrentamento da obesidade infantil. Ela também marcou presença na mesa que promoveu a terceira sessão. Realizado na última quinta-feira (26/11), o bate-papo trouxe outro assunto urgente: “Medidas protetivas no sistema de governança política para a prevenção da obesidade infantil”.

De acordo com Bortolini, é preciso encarar a obesidade infantil o quanto antes. “Ao não enfrentar a obesidade desde criança, aumentam consideravelmente as chances de se tornar um adolescente ou um adulto com a doença. Além de prejudicar a saúde do cidadão, a obesidade gera muitos gastos para o Sistema Único de Saúde (SUS), pois traz consigo uma série de doenças crônicas que fazem com ele procure muito mais do SUS. Por isso temos que fazer políticas públicas de prevenção e enfrentamento da obesidade”, adverte.

Também participaram do debate o Prof. Jonas Augusto Cardoso da Silveira (Fanut/Ufal), que coordena a ação; a Profa Ana Carolina Feldenheimer (INU/UERJ), que apresentou o Instrutivo para o cuidado da criança e do adolescente com sobrepeso e obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde; a nutricionista Milena Serenini (nutricionista e profissional da Atenção Primária à Saúde do SUS); e a Dra. Maria Edna de Melo (HC/FM/USP). Os participantes abordaram os desafios e perspectivas do cuidado da obesidade infantil em diferentes cenários e níveis de atenção. 

Instrutivo para o cuidado da criança e do adolescente com sobrepeso e obesidade no âmbito da Atenção Primária à Saúde trará um conjunto de intervenções efetivas voltadas ao cuidado da criança e adolescente com obesidade na APS e qualificará a atuação dos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família, na Atenção Primária do SUS.

A expectativa é que o material seja lançado até o final deste ano. O conteúdo estará disponível na página eletrônica da Secretaria de Atenção Primária (Saps) do Ministério da Saúde (aps.saude.gov.br). Para saber mais sobre as informações que constarão no material, assista ao debate clicando aqui.

O webinário do ciclo de debates sobre prevenção e controle da obesidade infantil é organizado pela Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas com o apoio da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Para conferir todos os encontros, clique nos links abaixo:

Webinário: Ambiente alimentar e obesidade infantil 

Webinário: O cuidado da criança e do adolescente com excesso de peso 

Webinário: Medidas protetivas no sistema de governança política para a prevenção da obesidade infantil