terça-feira, 13 de outubro de 2020

Notícias

Divulgamos a NOTA INFORMATIVA CONJUNTA SEVS - SEAS / SES-PE Nº 1/2020:
 

Assunto: Informa sobre a campanha de combate à sífilis e à sífilis congênita e orienta as Gerências Regionais de Saúde sobre a articulação com os municípios, assim como a divulgação dos eventos programados para estes.
 

O terceiro sábado de outubro de cada ano é dedicado para mobilizações do Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A iniciativa objetiva avançar no enfrentamento e mobilização dos diversos segmentos da sociedade para ações que contribuam para o controle da doença. A sífilis representa um problema de saúde pública mundial há mais de 50 anos e sua resposta requer a articulação inter e intra-setorial para que seu enfrentamento aconteça de forma transversal e capilarizada.

 Neste ano, em função do contexto pandêmico da Covid-19, os setores da saúde e outros segmentos das políticas públicas têm se mobilizado para atuarem no seu enfrentamento e pensarem em novas estratégias no combate às outras doenças, como a sífilis e a sífilis congênita.

Nesse sentido, a presente nota, construída pelas coordenações de políticas estratégicas e o Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, orienta a realização de ações da campanha de combate à sífilis e à sífilis congênita 2020 em Pernambuco, assim como convida as gerências e serviços de saúde regionais e municipais para participação e divulgação dos eventos organizados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

 

Ambiente virtual

Dentro das estratégias para espaços de educação em saúde permanente no atual contexto, a utilização de ferramentas online foi adotada por diversos setores. As redes sociais representam um espaço importante para capilarização das informações, prevenção e incentivo à testagem e tratamento da sífilis e sífilis congênita. Desta forma, incentivamos a realização de “lives”, oficinas e palestras por meio do espaço virtual para profissionais de saúde e usuários, com vistas a fomentar espaços de discussão e educação com a segurança e proteção ao novo coronavírus.

 No entanto, o espaço virtual não consegue alcançar todos os públicos, principalmente os de alta vulnerabilidade para a sífilis e sífilis congênita e outras IST, o que nos desafia a pensar em mais estratégias que potencializem a capilarização e magnitude das atividades, como as atividades descritas abaixo.

 

Ações e testagem em espaços abertos

Ações em espaços abertos, de testagem rápida, aconselhamento de gerenciamento de risco e distribuição de insumos de prevenção como preservativos e gel lubrificante podem ser feitos como parte das atividades de combate a sífilis na campanha de 2020, desde que sigam as medidas direcionadas pelos protocolos de segurança:

  • O uso de máscaras e equipamentos de proteção individual (EPI) por parte dos profissionais de saúde durante toda a ação;

  • A oferta de álcool em gel a 70% para os usuários, assim como a utilização de máscaras durante toda a estadia destes na ação;

  • Utilização de mesas e tendas em frente à unidade de saúde ou no espaço do evento no intuito de garantir a circulação de ar durante toda a ação;

  • Para o espaço dedicado ao aconselhamento, indica-se a utilização de uma tenda, mais afastada do espaço da realização do teste, com isolamento de dois dos quatro lados da tenda, para que possa garantir o mínimo de sigilo e segurança ao usuário durante a entrega do resultado e aconselhamento;

  • Com vistas a evitar aglomeração, indica-se que o número de pessoas esperando a testagem e o aconselhamento não ultrapasse 15 e que estas estejam acomodadas em cadeiras com o mínimo de distância de 1,5 metros.

Atividades da Secretaria Estadual de Saúde

As atividades da campanha de combate a sífilis e sífilis congênita 2020 serão intensificadas nas semanas que antecedem e sucedem o terceiro sábado, conforme cronograma abaixo:

Data

Horário

Atividade

Orientações

01/10/2020

09h

Publicação do folheto eletrônico (CARD) de prevenção da sífilis para as redes sociais: “Na hora do prazer, tudo pode acontecer.”

As gerências poderão entrar em contato com o Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais de Pernambuco para acesso ao arquivo e compartilhamento nas redes sociais

08/10/2020

14h as 16h

Webpalestra:

É de dar água na boca! A construção interprofissional do cuidado em saúde para enfrentamento da sífilis.

Palestrante:

Fabíola Mesquita (Dentista de Família em Petrolina e especialista em Gestão de Redes)

O evento será transmitido pela plataforma do Telessaúde e o link será disponibilizado via e-mail e redes sociais.

13/10/2020

14h as 16h

Webpalestra:

Sentir e dar prazer: o desafio do gerenciamento de risco do homem jovem para a prevenção da sífilis.

Palestrante:

Bruno Ishigami (Infectologista da Clínica do Homem - AHF)

O evento será transmitido pela plataforma do Telessaúde e o link será disponibilizado via e-mail e redes sociais.

16/10/2020

09h

Lançamento do informe epidemiológico da sífilis 2020 em Pernambuco

A publicação do cenário epidemiológico do estado será disponibilizada via e-mail e redes sociais.

21/10/2020

14h as 16h

Webpalestra:

Diagnóstico e condução da sífilis gestacional e congênita na Atenção Primária.

Palestrante:

Drª Luciana Romanguera (pediatra e neonatologista com doutorado em Medicina Tropical)

O evento será transmitido pela plataforma do Telessaúde e o link será disponibilizado via e-mail e redes sociais.

As Gerências Regionais de Saúde e os municípios poderão realizar suas atividades ao longo do mês, no entanto, sugere-se a intensificação das ações neste período, assim como o registro e envio ao e-mail prevencaodstaidspe@gmail.com, para que o Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais de Pernambuco faça a compilação e relatoria.

Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas, orientamos contatar a equipe do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais por telefone (3184-0213 ou 3184-0204) ou e-mail (prevencaodstaidspe@gmail.com e pedstaids@gmail.com).