terça-feira, 1 de setembro de 2020

Informe MS

 




Conecte SUS: Ministério da Saúde quer conhecer a opinião dos profissionais da APS

Data de publicação: 31/08/2020


Ação visa auxiliar na estruturação dos dados do Portal Conecte SUS Profissional, que ainda está em fase de teste


O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Informática do SUS - DataSUS e de um programa de cooperação internacional com o Reino Unido (Better Health Programme Brazil - BHP-B), está analisando a experiência do profissional de saúde da Atenção Primária com o Conecte SUS, bem como os desafios e dificuldades que eles enfrentam na prestação do cuidado à saúde devido à falta ou má disponibilização de dados de saúde dos pacientes.

Os resultados dessa pesquisa vão auxiliar na estruturação dos dados do Portal Conecte SUS Profissional, plataforma que será futuramente utilizada pelos profissionais da atenção primária. Para isso, o Ministério da Saúde solicita que todos os profissionais de APS preencham o questionário, que é anônimo e ficará disponível até o dia 3 de setembro.

Acesse o questionário aqui 

Etapas da pesquisa

A primeira consulta ocorre junto aos profissionais de saúde da APS, principais responsáveis por garantir a integralidade e continuidade do cuidado durante todo o ciclo de vida do cidadão. 

A primeira etapa de coleta de informações que foi realizada por meio de entrevistas em profundidade e workshops viabilizados com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Participaram destes workshops profissionais de saúde da atenção Primária, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ACS, psicólogos e assistentes sociais. 

A segunda etapa de coleta de informações acontece por meio de um questionário em todo o território nacional.