terça-feira, 9 de abril de 2019

Informe MS





Começa o período de adesão ao Crescer Saudável 2019-2020

Data de publicação: 04/04/2019

Municípios têm até 12 de abril de 2019 para aderirem ao Programa. Formulário está disponível no módulo do PSE do portal e-Gestor somente para os municípios que já participam do PSE 2019-2020

O excesso de peso e a obesidade são importantes problemas de saúde pública no mundo e também no Brasil. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) de 2017 mostram que cerca de 3 em cada 10 crianças com idade entre 5 e 9 anos apresentam excesso de peso.
Diante das evidências que indicam que o problema afeta tanto países desenvolvidos, quanto em desenvolvimento, o Ministério da Saúde realiza programas e ações para que seus profissionais trabalhem a temática obesidade junto à população. O Crescer Saudável, uma dessas iniciativas, está com o processo de adesão aberto até o próximo dia 12. Poderão aderir ao programa os municípios que já fizeram sua adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) no ciclo 2019-2020.
Um conjunto de ações a serem implementadas no âmbito do PSE, o Crescer Saudável tem o objetivo de contribuir com a prevenção, o controle e o tratamento da obesidade infantil, por meio de ações a serem realizadas no âmbito do PSE, para as crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.
As ações que compõem o programa abrangem a vigilância nutricional, a promoção da alimentação adequada e saudável, o incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados para as crianças que apresentarem obesidade.
A agenda é coordenada pelo SUS e conta com articulação intersetorial, primordialmente com a Educação, em função da complexidade dos determinantes da obesidade e da influência dos ambientes no seu desenvolvimento.
A adesão do município está disponível no módulo do PSE do portal e-Gestor da Atenção Básica somente para os municípios que já aderiram ao PSE 2019-2020.
Para mais informações sobre o Crescer Saudável 2019-2020 clique aqui.  
Ações a serem realizadas
  1. Avaliar o estado nutricional (peso e altura) das crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nas escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE);
  2. Ofertar atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e de promoção de práticas corporais e atividades físicas para as crianças matriculadas na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nas escolas participantes do PSE;
  3. Encaminhar as crianças identificadas com obesidade para intervenção e cuidado na rede de atenção à saúde do município.
Financiamento
Os municípios que aderiram ao PSE e se comprometerem com as ações e metas do Programa Crescer Saudável receberão incentivo financeiro adicional ao custeio pago ao PSE para implementação de ações de prevenção e controle da obesidade infantil em escolares.
Os recursos serão repassados fundo a fundo em parcela única anual. O montante de recursos a ser transferido para cada município será definido de acordo com o número de municípios que aderirem ao Programa, o número de escolares matriculados nas escolas aderidas ao PSE e a prevalência municipal de obesidade em crianças menores de 10 anos no ano de 2017 segundo dados do Sisvan.
Para o segundo ano do ciclo o repasse será proporcional à realização das ações e metas pactuadas na adesão e monitoradas pelo Ministério da Saúde.