quarta-feira, 10 de abril de 2019

Informe MS






Atenção Primária ganha destaque em evento da OMS

Data de publicação: 08/04/2019

A mesa “Atenção Primária Forte: estratégia essencial para a Saúde Universal e a sustentabilidade do SUS” teve destaque durante o lançamento da campanha “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”, na última sexta-feira (5).

O momento aconteceu em contexto celebrativo do Dia Mundial da Saúde e foi coordenado pela jornalista da Folha de São Paulo especializada em saúde Cláudia Collucci, que questionou aos participantes da mesa quais os desafios e melhores estratégias para mudanças no sistema assistencial à saúde.
A representante da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Carla Pintas, apontou que a mudança no meio acadêmico de saúde é um bom caminho para o fortalecimento do SUS. “Com a inclusão da medicina de família e da comunidade na academia pudemos ver a formação de novos profissionais já nos moldes do SUS. Isso já é um grande avanço”.  
O representante da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Daniel Knupp, também defendeu o fortalecimento da formação de toda a equipe multidisciplinar. “A sociedade tem uma proposta de transformar a residência de medicina de família e comunidade em um eixo forte para fortalecer a Atenção Primária e o SUS”, colocou.

O uso da telemedicina e da teleconsultoria também foi pauta. Na ocasião, Robert Janett destacou que a tecnologia tem sido uma grande aliada quando se trata de estratégia de mudança no sistema assistencial à saúde. “Não escondo a admiração que tenho pelo SUS, que é modelo para outros países. O Brasil deve empregar mais esforços na Atenção Primária à Saúde, e a tecnologia tem muito para contribuir, em especial na busca ativa”, justificou.

Também participaram da roda de conversa Erno Harzheim, do Ministério da Saúde e Claunara Schilling, da Rede de Pesquisas APS da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
Veja as fotos aqui.
Saiba mais