quarta-feira, 3 de abril de 2019

Informe MS





Saúde na Escola muda realidade de crianças e famílias no DF

Data de publicação: 01/04/2019

Presença de profissionais da saúde no ambiente escolar promove qualidade de vida das crianças. A ação de imunização foi desenvolvida para os 627 educandos da escola

Na Escola Classe 42 de Taguatinga, o Programa Saúde na Escola (PSE) faz a diferença na vida dos alunos, dos pais e responsáveis, e dos professores. Uma das equipes Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde Nº 7 de Taguatinga atua com ações ampliando-as também aos familiares das crianças.
Gerente da UBS há dois anos, Damaura Santiago, ressalta a importância de conhecer o território. “Depois de conhecer a comunidade e fazer os primeiros levantamentos e análises da busca ativa alcançamos 4 escolas cadastradas”. Ela também explica que foi percebida a necessidade de um contato mais frequente com os pais após a escola demandar diversas vezes a unidade de saúde para atender alguns alunos. “O nosso grupo é aberto a toda a escola e assim conseguimos realizar diversas ações, o que contribui para a busca ativa da equipe”, ressalta.
Sob olhares atentos e mãos inquietas pedindo espaço de fala, o enfermeiro da equipe, José Januário, explicou aos educandos a importância da imunização. “É um momento maravilhoso e que requer didática para melhor conhecê-los. O momento também requer atenção redobrada, pois na fala deles também conseguimos identificar possíveis ações a serem realizadas na comunidade escolar e no âmbito familiar”.
Encontro com familiares
A diretora da escola, Rejane Rocha, relata que é uma emoção muito grande poder ver ações do PSE. “Fui aluna dessa escola. Conheço bem essa comunidade e sei o quanto precisamos desse trabalho conjunto. A equipe Estratégia de Saúde da Família que atua aqui tem possibilitado que os pais e responsáveis sejam mais presentes na escola também”.
“A equipe de saúde da família vem na escola para planejarmos as ações conjuntas. Montamos reuniões com os pais e responsáveis para que possamos explicar a importância desse cuidado. Em seguida executamos a ação com nosso alunos, muitas vezes estendidas aos familiares. E os resultados têm sido avaliados pelos profissionais da UBS como muito positivos”, explicou Rejane contando que são trabalhadas periodicamente ações de promoção de saúde bucal.
A diretora da escola, pontua que é essencial que a saúde trabalhe junto à educação, principalmente na vida das comunidades mais carentes. “A gente consegue abordar a demanda de grande parte da comunidade nessas reuniões em grupo, tanto com os pequenos, quanto com os pais”.
Semana Saúde na Escola
Semana Saúde na Escola 2019 trabalhará ações de imunização, uma das metas do Plano de 100 dias de Governo - fortalecer a vigilância e aumentar a cobertura vacinal das vacinas pentavalente, poliomielite, pneumocócica, tríplice viral D1 e febre amarela. A ação acontece do dia 08 a 12 de abril.