terça-feira, 27 de novembro de 2018

Informe MS





Indicadores de pré-natal na Atenção Básica estão disponíveis no SISAB

Data de publicação: 22/11/2018

As informações podem ser consultadas no campo de acesso público do e-Gestor

Os relatórios, que são gerados a partir do registro de informações dos atendimentos de pré-natal na Atenção Básica, já estão disponíveis no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). A consulta pode ser feita pelo e-Gestor. Os dados disponíveis nos relatórios são oriundos dos sistemas da estratégia e-SUS AB, por meio da Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e Sistemas Próprios ou Terceiros que enviam as informações para o SISAB.
Para que seja possível realizar o cálculo dos indicadores de pré-natal de maneira adequada, é necessário que os profissionais durante os atendimentos às gestantes realizem o registro de forma adequada, conforme consta na Ficha de Qualificação. É necessário sempre registrar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).



As informações enviadas regularmente para a Estratégia e-SUS AB serão consideradas como a única forma de entrada de dados referentes às informações de pré-natal e puerpério na AB. Portanto, as equipes que utilizam o e-SUS AB não terão mais que utilizar o SISPRENATAL WEB. Os dados refletem o acesso e a captação das gestantes pelos serviços de saúde, bem como o acompanhamento de pré-natal no SUS.