terça-feira, 13 de novembro de 2018

Informe MS





Curso de Educação à Distância do Programa Bolsa Família na Saúde

Data de publicação: 07/11/2018

A oportunidade visa gestores do Programa Bolsa Família na Saúde

Através da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), o Departamento de Atenção Básica (DAB), em parceria com o DATASUS, oferecem três turmas no mês de novembro de 2018, do Curso de Educação a Distância sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias.

TURMAS
INSCRIÇÕES
PERÍODO DE OFERTA
VAGAS
05 a 07/11
05 a 10/11/2018
600
19 a 21/11
19 a 24/11/2018
600
26 a 28/11
26/11 a 01/12/2018
600


O curso possui carga horaria total de 20 horas de estudo e avaliação do estudante ao final do curso. É composto por quatro módulos, com os seguintes temas abordados:
Módulo I – Principais Características do Programa Bolsa Família.
Módulo II – Os Compromissos do SUS com o PBF; As Condicionalidades de Saúde; e Assistência Integral à Saúde dos Beneficiários.
Módulo III – Organização do Setor Saúde; Intersetorialidade; e Vigências.
Módulo IV – Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde no e-Gestor AB;

O curso é ofertado há 8 anos e já capacitou mais de 20 mil alunos. Recentemente o conteúdo do curso passou por atualizações, entre elas:
  • Revisão dos valores transferidos pelo Programa;
  • Melhor relação das ações do Programa com as Política Nacional de Atenção Básica e Política Nacional de Alimentação e Nutrição;
  • Melhor abordagem da atenção integral a saúde do beneficiário do PBF;
  • Criação de telas e layouts para o quarto módulo, abordando a transição do Sistema BFA para a Plataforma e-Gestor AB; e
  • Criação de estudos de caso para aprofundamento do conteúdo abordado.

Os interessados devem se inscrever no endereço http://universus.saude.gov.br/ em “cadastro” no canto superior direito da tela. Na tela seguinte, o usuário precisa digitar todas as informações solicitadas e, ao final, receberá uma mensagem por e-mail com instruções para finalização do processo.
Em caso de dúvidas os alunos possuem acesso às perguntas mais frequentes do curso (FAQ). O ambiente também oferece acesso a biblioteca, que contém arquivos de relevância para o entendimento do Programa Bolsa Família.
Para aprovação no curso o participante deverá ter 70% ou mais de acerto na Avaliação Final. O Certificado poderá ser impresso somente após aprovação e a conclusão do curso.
Em caso de dúvidas referentes ao acesso ao curso, o interessado pode enviar e-mails para universus@saude.gov.br ou cristinas@saude.gov.br.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.