segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Informe MS - Divulga Publicação






Portal do DAB disponibiliza publicação sobre cuidado à pessoa tabagista

28/12/2015

Já está disponível no Portal do DAB a edição nº 40 dos Cadernos de Atenção Básica, sobre o cuidado à pessoa tabagista. O número da coleção tem como objetivo auxiliar os profissionais  da Atenção Básica no processo de educação permanente, apoiando a construção de protocolos locais que organizem a atenção à pessoa com a doença crônica.
Para tanto, o caderno sensibiliza gestores e profissionais de saúde para o problema de saúde pública representado pelo tabaco e a importância do seu controle, a partir de ações de prevenção de uso e tratamento para cessação, além de dar subsídios para os profissionais de saúde, em especial os profissionais da AB, para abordagem, avaliação, motivação e acompanhamento adequados da pessoa que fuma.
A edição orienta, ainda, quanto às especificidades de determinadas populações e ciclos de vida, permitindo um olhar individualizado para o usuário tabagista, de modo a aumentar a efetividade da abordagem para cessação do tabagismo, sem perder de vista o sujeito e suas prioridades.