quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Notícias - Hanseníase

SVS E SAS BUSCAM APOIO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA LUTA CONTRA A HANSENÍASE


O Ministério da Saúde assumiu o compromisso de eliminação da hanseníase como problema de saúde pública, em virtude da magnitude da doença no país, e do seu alto poder incapacitante. Neste contexto, promove-se à “Campanha do Dia Mundial de Luta Contra Hanseníase  2016” com o objetivo de alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e estimular a  procura pelos serviços de saúde, promover atividades de educação em saúde que favoreçam a redução do estigma e preconceito que permeiam a doença, bem como divulgar a oferta do tratamento completo no SUS. Assim, para maior visibilidade às ações relativas à Campanha, aCoordenação Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – CGDHE/DEVIT/SVS/MS em parceria com o Departamento de Atenção Básica – DAB/SAS/MS, objetiva mobilizar os profissionais de saúde a realizarem busca ativa de casos novos da doença e exame dos contatos, especialmente os intra-domiciliares (grupo com maior risco de adoecimento).

Por meio do slogan “Hanseníase: Quanto antes você descobrir mais cedo vai se curar”, o Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção e minimizar os sofrimentos causados pelas sequelas resultantes do diagnóstico tardio e da falta de acompanhamento adequado. 

Em 2016, o período de mobilização para a implementação das ações relativas a este tema, terá início em 02 de fevereiro e se estenderá até 31 de março.

Nos últimos anos houve muitos avanços no enfrentamento da doença, inclusive no processo de descentralização das ações para a atenção básica. Mas ainda há desafios, principalmente em relação ao acesso, acolhimento e atendimento aos usuários na rede de atenção à saúde para favorecer a redução do diagnóstico tardio da doença e sua prevenção.

Dados Epidemiológicos da hanseníase

Como resultado das ações voltadas para a eliminação da hanseníase enquanto problema de saúde pública, intensificadas nos últimos anos, o Brasil reduziu em 16,5% o coeficiente de prevalência entre 2005 e 2014, passando de 1,48 /10 mil habitantes para 1,27 casos/10 mil habitantes. O número de pacientes em tratamento foi de 25.738, o que significa uma prevalência de 1,27 casos por 10 mil habitantes. Também em 2014, o Brasil registrou 31.064 casos novos da doença com coeficiente de detecção de 15,32/100 mil habitantes na população em geral. Já em 2005 foram notificados 49.448 novos casos, com coeficiente de detecção de 26,86/100 mil habitantes, uma redução de 37,1%.


Coordenação Geral Gestão da Atenção Básica
DAB/SAS/MS
Tel: (61) 33159098

Informe MS - Consultórios na Rua





Abertas as inscrições para cursos com ênfase nos Consultórios na Rua e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família

28/01/2016

A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz, por meio da Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP-Fiocruz), em parceria com o Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e com o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) do Ministério da Saúde acabam de lançar os editais para a seleção de alunos para os Cursos de Aperfeiçoamento em Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Situação de Rua, com ênfase nas equipes do Consultório na Rua (eCR) e de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Curso de Atenção Integral à saúde de pessoas em situação de rua, com ênfase nos Consultórios na Rua
Para esse curso foram destinadas 500 vagas para profissionais de nível superior e médio, nas áreas de Saúde e Assistência Social, podendo se inscrever trabalhadores das equipes de Consultório na Rua (eCR); trabalhadores e gestores da Atenção Básica ligados às eCR; trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) ou da Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Além das atividades à distância, o curso terá três encontros presenciais com carga horária total de 196 horas e duração prevista de sete meses. As três unidades de aprendizagem propostas abordam os seguintes temas: território e redes; gestão do processo de trabalho; e cuidado à população em situação de rua.
As inscrições vão até o dia 18 de março de 2016. Acesse mais informações no edital disponível emhttp://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital1940v13.pdf
Curso de Aperfeiçoamento em Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família
Já o curso destinado às equipes NASF oferece duas mil vagas para profissionais com nível superior na área da saúde ou especialização nas áreas da saúde, que possuam, prioritariamente, atuação profissional direta nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família; atuação profissional nas equipes da Atenção Básica (equipes de Saúde da Família, Ribeirinhas e Fluviais, Academia da Saúde, Atenção Básica sem Estratégia de Saúde da Família) ou atuação na Gestão da Atenção Básica (gerência de Unidade Básica de SaúdeUBS, coordenador de Atenção Básica, apoiador/supervisor institucional).
São quatro as unidades de aprendizagem: Implantação do NASF; Práticas e Intervenções compartilhadas; Gestão do cuidado em rede; Monitoramento e avaliação do processo de trabalho. A duração prevista do curso é de seis meses, com previsão de início em junho e término em novembro e carga horária total de 180 horas.
As inscrições vão até o dia 29 de fevereiro de 2016. Acesse mais informações no edital disponível emhttp://www.ead.fiocruz.br/_downloads/edital1934v41.pdf

Informe MS - Publicações de Protocolos disponíveis



Ministério da Saúde e UFRGS disponibilizam seis novos Protocolos de encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada

27/01/2016

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC), e Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS), acabam de disponibilizar mais seis Protocolos de encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada com os temas: Cardiologia, Reumatologia e ortopedia adulto, Ginecologia, Cirurgia Torácica e Pneumologia, Urologia e Proctologia.
As publicações têm o objetivo de orientar as equipes que atuam na atenção básica, qualificando o processo de referenciamento de usuários para outros serviços especializados. É uma ferramenta, ao mesmo tempo, de gestão e de cuidado, pois tanto guiam as decisões dos profissionais solicitantes quanto se constitui como referência que modula as avaliações apresentadas pelos médicos reguladores.
A publicação dos Protocolos é mais uma oferta do Ministério da Saúde/UFRGS que tem o objetivo de aumentar a resolutividade da atenção básica, possibilitando melhor organização do acesso às ações e aos serviços de saúde especializados.
Acesse, abaixo, as publicações:
Protocolos de encaminhamento da Atenção Básica para a Atenção Especializada
Volume 7 – Proctologia


Acesse, também, o protocolo para as áreas de Endocrinologia e Nefrologia, publicado em 2015:

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Notícias - Saúde da População Negra

A Atenção à Saúde da População Negra da SES/PE divulga Curso de Extensão:



Portaria Nº 76 - Prazos de envio SISAB 2016

Institui os prazos para o envio da produção da Atenção Básica para o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) referente às competências de janeiro a dezembro de 2016.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo ou o DOU de 25/01/16, página 35.
https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnUUw0cDZsUFpJc1hNdGFETVBKZVFjSWphRnJZ/view?usp=sharing

Notícias - PNI

O Programa Estadual de Imunizações divulga:

1 - Ofício Circular sobre o Encerramento da Base de Dados de 2015 do APIWEB e SIPNI:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnZDR4c3MwSlpnWW5xa05mU1Q3MmJ1ZFlZbXhF/view?usp=sharing

2 - Orientação do Calendário de Vacinação para as crianças com Microcefalia:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnTWhtZ1BEV29ITGprVXI0WHVZQjBrU3BYTC1Z/view?usp=sharing

3 - Nota Informativa sobre o uso das vacinas contra rubéola:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnalFwMWVxRDVMOVQ5eDB3M0c1Y1FJMGZjNXlr/view?usp=sharing

Notícias - Cursos com Inscrições abertas

Estão disponíveis para inscrição os cursos ofertados pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

O público alvo são profissionais atuantes nas UPA 24h, SAMU 192, portas de entrada hospitalares, Centrais de Regulação Médica.

As inscrições tiveram início no dia 15/01/2016 e finalizarão no dia 05/02/2016. Os próprios interessados procederão com sua inscrição no ambiente virtual, conforme orientações que seguem no folder abaixo.


São cursos que tem sido demandados pelos próprios profissionais e contribuem no processo de educação permanente dos mesmos.




Obs: Se houver alguma dificuldade em abrir o Hiperlink, você poderá copiar e colar na barra de endereço do seu navegador.

Para melhor visualização clique nas imagens acima.

Notícias - Informes Dengue, Chikungunya e Zica

A Gerência de Prevenção da Dengue e Febre Amarela da SES/PE divulga os informes sobre Dengue, Chikungunya e Zika  referentes a SE 02.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Notícias - Webconferência sobre Microcefalia



Secretaria Estadual de Saúde e RedeNUTES capacitam profissionais de saúde sobre a microcefalia


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e a Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco (RedeNUTES) promovem nos dias 20 e 27 desse mês dois seminários de capacitação sobre a microcefalia, com o objetivo de prestar esclarecimentos e orientar os profissionais de saúde do estado quanto aos procedimentos na identificação de novos casos.

A ação surge num momento em que Pernambuco aparece na frente dos outros estados brasileiros na identificação e alteração do padrão da ocorrência de registros de microcefalia em recém-nascidos.


Como participar

Os seminários serão transmitidos por webconferência através do endereço www.redenutes.ufpe.br 
Para assistir, os interessados deverão acessar o site nos dias e horários indicados e entrar na sala virtual onde estará acontecendo a transmissão. Não há necessidade de inscrição prévia, mas o acesso está sujeito à disponibilidade de vagas na sala.

O horário previsto para as duas sessões é das 11:00 às 12:00 e ambas serão conduzidas pela ginecologista e obstetra Juliana Schettini.


IMPORTANTE: Aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldades em acessar a sala de webconferência, podem realizar teste de conexão com a equipe de suporte da RedeNUTES antes de assistir os seminários. Os testes estarão acontecendo todos os dias úteis, até a data do último seminário, das 10:00 às 12:00. Para acessar a sala de suporte,clique aqui.

Confira abaixo as datas e os temas a serem abordados:

20 de Janeiro 
Assistência obstétrica e puerperal no envolvimento da microcefalia

27 de Janeiro 
Tríplice epidemia - dengue, zika e chikungunya: prognóstico e processos de reabilitação, protocolo de atendimento e sistema de notificação da microcefalia


Maiores informações: contato@nutes.ufpe.br

Notícias - Publicação do MS sobre Microcefalia

Como ação do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, lançado pelo Governo Federal em dezembro de 2015, está sendo lançada a publicação "Diretrizes de Estimulação Precoce" que tem o objetivo de ajudar os profissionais da Atenção à Saúde no trabalho de estimulação precoce às crianças de zero a 3 anos de idade com microcefalia e, portanto, com alterações ou potenciais alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, e em seus efeitos relacionais e sociais.

Você pode acessar a publicação clicando no link abaixo:


Notícias - Videoconferência


Prezados Parceiros

Convidamos  V.Sa. para participar da Videoconferência: Discutindo Planejamento Reprodutivo que acontecerá no dia 28/01/2016 às 9:00 hs, no auditório da SES.

Informamos também que teremos a participação da DST/AIDS e Hepatites Virais dando enfoque à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Contamos com a vossa presença para ampliarmos a discussão, com o objetivo de Fortalecermos o Planejamento Reprodutivo no Estado.

Esta videoconferência também estará sendo reproduzida às regionais de saúde.

Qualquer dúvida favor entrar em contato.

Patricia Cavalcanti
Equipe Técnica da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher - GEASM/SES-PE
Telefone: (81) 31840605//0607

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Notícias - PNI


Orientação do Ministério da Saúde para a vacina pneumocócica 10 valente.

Situação
Conduta
Criança menor de um ano não vacinada
Vacinar com Pneumo 10 valente (D1) e agendar a segunda dose, conforme o calendário de vacinação.
Criança menor de um ano com apenas uma dose de Pneumo 10 valente (D1)
Vacinar com Pneumo 10 valente (D2) e agendar dose de reforço para os 12 meses, conforme o calendário de vacinação.
Criança menor de um ano com duas doses de Pneumo 10 valente (D1 e D2)
Agendar dose de reforço para os 12 meses, conforme o calendário de vacinação.
Criança menor de um ano com três doses de Pneumo 10 valente (D1, D2 e D3)
Agendar dose de reforço para os 12 meses, conforme o calendário de vacinação.
Crianças a partir de um ano de idade e menores de cinco anos, não vacinadas.
Administrar uma dose, não sendo necessárias doses adicionais.
Crianças a partir de um ano de idade e menores de cinco anos com apenas uma dose de Pneumo 10 valente (D1).
Administrar uma dose, não sendo necessárias doses adicionais.
Crianças a partir de um ano de idade e menores de cinco anos com duas dose de Pneumo 10 valente (D1 e D2).
Administrar dose de reforço.
Por indicação clínica manter esquema de três dose (D1, D2, D3 e R) - CRIE
Conforme situação vacinal e indicações do CRIE
Para informações adicionais, seu corpo técnico poderá contatar a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), pelo telefone (61) 32138362.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Notícias - Boletim Informativo

A Secretaria Estadual de Saúde através da Gerência de Expansão e Qualificação da Atenção Primária (GEQAP) divulga através do link abaixo o Boletim Informativo da Atenção Primária - 01/2016.

Acesse o Boletim Informativo clicando no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnV3MtejFBdEcwV2Q4bk5VU183ZmZteUNVM2tR/view?usp=sharing




Portaria Nº 27 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes à Estratégia Saúde da Família nos Municípios com irregularidades detectadas em auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnUVJGN3F1eXNiQW9aQWN2cWRXY2czNzBpZFpn/view?usp=sharing

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Portaria Nº 2.290 - Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei

Habilita o município de Caruaru a receber o Incentivo para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei. 

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, 

Considerando a importância da implementação de ações e serviços que viabilizem uma atenção integral à saúde da população compreendida pelo Sistema Nacional Socioeducativo, estimada em mais de 80.000 adolescentes/jovens, distribuída em todas as unidades federadas; 

Considerando a necessidade de um financiamento federal diferenciado para a implementação da Atenção à Saúde dos Adolescentes em conflito com a Lei, conforme as Portarias nº 1.082/GM/MS e nº 1.083/GM/MS, ambas de 23 de maio de 2014; 

Considerando o art. 1º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014, que institui o incentivo financeiro de custeio para o desenvolvimento de ações de atenção integral à Saúde de adolescentes em privação de liberdade, a ser repassado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de complementar o financiamento das ações de atenção integral à saúde dessa população; e 

Considerando o preenchimento dos requisitos e o envio de documentação previsto no art. 3º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014, resolve: 

Art. 1º Fica habilitado o município de Caruaru, no estado de Pernambuco, até o teto físico/financeiro constante no anexo a esta Portaria, a receber o Incentivo para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, conforme indicado no Plano Operativo Municipal. 

§ 1º A transferência de recursos será baseada no limite financeiro correspondente ao número de adolescentes por unidade de internação, internação provisória e semiliberdade, conforme os critérios previstos no art. 2º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014. 

§2º Os recursos serão repassados mensalmente conforme art. 2º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014.

Art. 2º Os recursos orçamentários de que trata a presente Portaria serão plurianuais e correrão à conta do orçamento do Ministério da Saúde, onerando o programa de trabalho 10.301.2015.20YI – Implementação de Políticas de Atenção à Saúde - PO0004 - PTRES 091405 - Implementação de Políticas de Atenção à Saúde de Adolescente e Jovem. 

Art. 3° O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência regular e automática dos recursos para o Fundo Municipal de Caruaru. 

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

MARCELO COSTA 

ANEXO 

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA A ATENÇÃO À SAÚDE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, EM REGIME DE INTERNAÇÃO, INTERNAÇÃO PROVISÓRIA E SEMILIBERDADE.


Portaria Nº 2.289 - Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei

Habilita o Município de Timbaúba a receber o Incentivo para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei. 

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e 

Considerando a importância da implementação de ações e serviços que viabilizem uma atenção integral à saúde da população compreendida pelo Sistema Nacional Socioeducativo, estimada em mais de 80.000 adolescentes/jovens, distribuída em todas as unidades federadas; 

Considerando a necessidade de um financiamento federal diferenciado para a implementação da Atenção à Saúde dos Adolescentes em Conflito com a Lei, conforme as Portarias nº 1.082/GM/MS e nº 1.083/GM/MS, ambas de 23 de maio de 2014; 

Considerando o art. 1º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014, que institui o incentivo financeiro de custeio para o desenvolvimento de ações de atenção integral à saúde de adolescentes em privação de liberdade, a ser repassado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de complementar o financiamento das ações de atenção integral à saúde dessa população; e 

Considerando o preenchimento dos requisitos e o envio de documentação previsto no art. 3º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014, resolve: 

Art. 1º Fica habilitado o Município de Timbaúba, no Estado de Pernambuco, até o teto físico/financeiro constante no anexo a esta Portaria, a receber o Incentivo para Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, conforme indicado no Plano Operativo Municipal. 

§1º A transferência de recursos será baseada no limite financeiro correspondente ao número de adolescentes por unidade de internação, internação provisória e semiliberdade, conforme os critérios previstos no art. 2º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014.

§2º Os recursos serão repassados mensalmente conforme art. 2º da Portaria nº 1.083/GM/MS, de 23 de maio de 2014. 

Art. 2º Os recursos orçamentários de que trata a presente Portaria serão plurianuais e correrão à conta do orçamento do Ministério da Saúde, onerando o Programa de Trabalho 10.301.2015.20YI - Implementação de Políticas de Atenção à Saúde - PO0004 - PTRES 091405 - Implementação de Políticas de Atenção à Saúde de Adolescente e Jovem. 

Art. 3° O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência, regular e automática, dos recursos para o Fundo Municipal de Timbaúba. 

Art. 4º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

MARCELO COSTA 

ANEXO 

INCENTIVOS FINANCEIROS PARA A ATENÇÃO À SAÚDE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, EM REGIME DE INTERNAÇÃO, INTERNAÇÃO PROVISÓRIA E SEMILIBERDADE.


Portaria Nº 2.245 - Requalifica UBS

Habilita propostas a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) componentes Ampliação e Reforma.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnMlBVU1lOSlNKTTAxX05ETmkwX1FiZXJ6X0Y0/view?usp=sharing



segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Portaria Nº 2.212 - Equipamentos e Material Permanente

Habilita propostas de Municípios e Estados a receberem recursos referentes à Aquisição de Equipamentos e Material Permanente para estabelecimentos de saúde no âmbito da Atenção Básica.

Para acessara portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnMWRPbVhtODNsaGhfdG9XbVVtYTczcG5faFBv/view?usp=sharing



Portaria Nº 2.210 - Requalifica UBS

Habilita propostas a receberem recursos referentes ao Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) componentes Construção, Ampliação e Reforma.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnS3M1c3hma2x1ekwxbzcweTV3SE8zTzdJMzY4/view?usp=sharing

Portaria Nº 2.204 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e de Agentes Comunitários de Saúde nos Municípios com irregularidades no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - SCNES.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnYzA5VGNHYUxnM1R1NFdaMzZ3ZmZyYUYxZnln/view?usp=sharing


Portaria Nº 2.202 - Suspende Recursos

Suspende a transferência de incentivos financeiros referentes ao número de Equipes de Saúde da Família e Equipes de Saúde Bucal nos Municípios com ausência de alimentação do SIAB ou do SISAB.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnZ3lBVUlFT0xmUzlORWE1NExDblI2b2hwNzJF/view?usp=sharing


Portaria Nº 2.169 - Equipamentos e Material Permanente

Habilita propostas de Municípios e Estados a receberem recursos referentes à Aquisição de Equipamentos e Material Permanente para estabelecimentos de saúde no âmbito da Atenção Básica.

Para acessar a portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnVW01TDA2Q1FTTFpZT2pnX05TWkZjQXgzWklz/view?usp=sharing


Portaria Nº 2.150 - Equipamentos e Material Permanente


Habilita propostas de Municípios e Estados a receberem recursos referentes à Aquisição de Equipamentos e Material Permanente para estabelecimentos de saúde no âmbito da Atenção Básica.

Para acessara portaria na íntegra clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B9Z1PVDATnmnZlQwYThDVjVPSTlyNjlJYkIwMEtaM0l5amVR/view?usp=sharing

Informe MS - Divulga Publicação





Retratos da Atenção Básica no Brasil: publicado último volume, sobre áreas específicas

04/01/2016

O Departamento de Atenção Básica publicou o 4º e último volume da série Retratos da Atenção Básica no Brasil, com a divulgação dos resultados do primeiro ciclo do PMAQ AB, referente a Áreas Específicas.
O relatório Áreas Específicas divulga os resultados das entrevistas feitas com 17.202 equipes no primeiro ciclo do PMAQ. Na ocasião, foram verificadas questões como: Programa Saúde na Escola; Práticas integrativas e comunitárias e insumos na Unidade de Saúde; População rural, assentados, quilombolas e indígenas; e Bolsa família.
Esse Volume é uma importante fonte de pesquisa para estudantes, profissionais de saúde, gestores e sociedade em geral, por trazer informações valiosas sobre as ações que são realizadas no dia a dia e que têm impacto direto na saúde da população brasileira.
Retratos da Atenção Básica
Por meio dos Retratos da Atenção Básica no Brasil 2012, o DAB torna públicos os resultados do primeiro ciclo do PMAQ, a partir de um conjunto de relatórios temáticos, com base na avaliação das equipes no programa.
A publicação dos relatórios faz parte das ações do MS para promover a transparência dos resultados. Dessa forma, pretende-se garantir a participação e o controle social, ao considerar a responsabilidade sanitária dos trabalhadores e gestores de saúde com a melhoria das condições de saúde e a satisfação dos usuários, além de permitir o acompanhamento das ações e resultados do PMAQ pela sociedade.
A ideia é que o material possa auxiliar e subsidiar gestores e trabalhadores da Saúde no planejamento de ações e nas reflexões de seus processos de trabalho. Dessa forma, a intenção é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica, em seu papel protagonista de produção e gestão do cuidado integral em rede, impactando positivamente na vida das pessoas.
A divulgação dos resultados do PMAQ-AB iniciou com a disponibilização dos relatórios descritivos, que trazem os resultados do primeiro e do segundo ciclos do programa e podem ser acessados no Portal do Gestor do DAB. Também estão disponíveis, no site do DAB, os microdados do primeiro ciclo do PMAQ, com os resultados de todas as variáveis avaliadas no instrumento de avaliação externa.

Informe MS - Divulga Publicação






Portal do DAB disponibiliza publicação sobre cuidado à pessoa tabagista

28/12/2015

Já está disponível no Portal do DAB a edição nº 40 dos Cadernos de Atenção Básica, sobre o cuidado à pessoa tabagista. O número da coleção tem como objetivo auxiliar os profissionais  da Atenção Básica no processo de educação permanente, apoiando a construção de protocolos locais que organizem a atenção à pessoa com a doença crônica.
Para tanto, o caderno sensibiliza gestores e profissionais de saúde para o problema de saúde pública representado pelo tabaco e a importância do seu controle, a partir de ações de prevenção de uso e tratamento para cessação, além de dar subsídios para os profissionais de saúde, em especial os profissionais da AB, para abordagem, avaliação, motivação e acompanhamento adequados da pessoa que fuma.
A edição orienta, ainda, quanto às especificidades de determinadas populações e ciclos de vida, permitindo um olhar individualizado para o usuário tabagista, de modo a aumentar a efetividade da abordagem para cessação do tabagismo, sem perder de vista o sujeito e suas prioridades.