quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Informe MS





Saúde seleciona boas práticas de assistência à pessoa idosa

19/08/2015

A Coordenação-Geral da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) está em busca de experiências exitosas na assistência a brasileiros e brasileiras com 60 anos ou mais. Os municípios que desenvolvem atividades com esse público e queiram participar do levantamento devem inscrever seu relato no Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. O objetivo da iniciativa, que faz parte da agenda anual da Cosapi e está em sua terceira edição, é conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados nesse campo.
As 12 experiências selecionadas serão divulgadas no site http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br, que reúne relatos de edições anteriores da premiação. Além disso, os trabalhos também serão apresentados em evento a ser realizado em novembro ou dezembro, em Brasília, contando com a presença de coordenadores de Saúde da Pessoa Idosa estaduais, de capitais e de municípios acima de 500 mil habitantes, além de representantes das áreas técnicas do Ministério da Saúde, da Opas, do Conass e do Conasems, entre outras entidades. Na ocasião, os selecionados receberão premiação simbólica, por meio de entrega de Certificado de Reconhecimento de Experiência Exitosa no âmbito do SUS.
O prazo para inscrição de trabalhos vai até 28 de agosto, por meio de formulário eletrônico disponível no sitehttp://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/inscricoes-2015. As experiências serão avaliadas por um comitê formado por gestores, pesquisadores, representantes de entidades de controle social e representantes de instituições que trabalham com o tema. A avaliação levará em conta: o alinhamento da experiência com os princípios e diretrizes do SUS, especialmente relacionada à Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa; o caráter inovador; sua reprodutibilidade; e a relevância dos resultados, considerando, ainda, a distribuição regional dos selecionados.