quarta-feira, 6 de maio de 2015

Profissionais e gestores da saúde poderão tirar dúvidas sobre o e-SUS AB pelo serviço de teleassistência da RedeNUTES



A Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a RedeNUTES, o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-PE), vai dar início a partir do dia 07 de maio uma série de sessões tira-dúvidas sobre o e-SUS AB. O objetivo é oferecer a profissionais e gestores da saúde esclarecimentos e orientações quanto à implantação e utilização do novo Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), em Pernambuco.

O Sisab faz parte da estratégia e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, que tem o objetivo de reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. O Sisab vai substituir o Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab), utilizado atualmente. A partir desse ano, o uso do e-SUS AB nas unidades de saúde se torna obrigatório. 

A ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos sistemas de informação em saúde do Ministério, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. O novo sistema implanta o prontuário eletrônico, que reunirá todo o histórico de atendimento dos pacientes, facilitando o acesso dos profissionais de saúde a esses dados, além de oferecer soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos e agendamento de consultas, entre outros. 

Os esclarecimentos sobre o funcionamento do novo sistema será feito por meio da teleassistência da RedeNUTES. As sessões 'tira-dúvidas' irão acontecer toda quinta-feira das 10h30 às 12h, quando especialistas ficarão de plantão para conversar em tempo real com os interessados, através de uma sala de bate papo virtual. Para participar, basta estar cadastrado na RedeNUTES e acessar o serviço no site www.redenutes.ufpe.br nos dias e horários agendados.