Reuniões e apresentação da "SAPS do futuro" marcam semana da Secretaria de Atenção Primária
Data de publicação: 17/02/2023
Outras informações estão disponíveis nas redes sociais do Ministério da Saúde
Foto: Divulgação/MS
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, se reuniu, no início desta semana, com o diretor de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas/OMS, James Fitzgerald. Durante o encontro, foram debatidas agendas internacionais sobre atenção primária, incluindo a realização de um fórum.
Ainda nessa semana, o secretário teve uma reunião com a vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cristiani Vieira Machado. Na pauta estavam as parcerias com a fundação em processos de formação.
Na quarta-feira (15), o secretário participou da 339ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, onde apresentou a “SAPS do Futuro” e os diretores que compõem a Secretaria de Atenção Primária à Saúde.
No dia seguinte, quinta-feira (16), ao lado do diretor de programas da SAPS, Felipe Proenço, o secretário Nésio participou da 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023. Durante o encontro, foi apresentada a “SAPS do Futuro”, o papel e a relevância da APS para o governo federal. Também foi apresentado o diagnóstico da situação dos programas de provimento Mais Médicos e Médicos Pelo Brasil.
Ainda na quinta-feira, o secretário Nésio Fernandes participou, ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade, de uma reunião com a ministra do Esporte, Ana Moser. O encontro serviu para integrar ações e unir esforços pela democratização da prática esportiva, reforçando a responsabilidade do poder público na garantia de estruturas adequadas e no estímulo à saúde da população.
No mesmo dia, o diretor Felipe Proenço participou da reunião com a presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo. No encontro, foi anunciado que Dalcomo será a nova embaixadora do movimento nacional pela vacinação no Brasil.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ascom/MS