Saúde na Escola: webinário orienta gestores e trabalhadores do SUS sobre adesão ao programa na terça (7)
Data de publicação: 02/02/2023
Ciclo 2023/2024 ficará aberto até o final de fevereiro. Encontro online promovido pelo Ministério da Saúde terá 50 minutos para responder perguntas do público
Todos os municípios brasileiros podem fazer parte do Programa Saúde na Escola (PSE), que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino da educação básica. Para auxiliar gestores e profissionais de saúde a fazer a adesão ao próximo ciclo, será realizado um webinário no dia 7 de fevereiro, próxima terça-feira.
O evento online é promovido pelo Ministério da Saúde e será transmitido pelo canal do DataSUS no YouTube a partir das 14h30. Em um primeiro momento, técnicos da pasta orientarão o público com o passo a passo (que também pode ser lido por aqui). De 15h10 a 16h, os espectadores poderão tirar dúvidas com os palestrantes.
As adesões ao PSE são bianuais, ou seja, precisam ser renovadas a cada dois anos. Caso o município queira continuar participando do programa, é possível aderir para o ciclo 2023-2024 até 28 de fevereiro.
Sobre o PSE
O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 com o objetivo de promover saúde e educação integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos das escolas públicas brasileiras. A intersetorialidade está na base do PSE, e quanto mais parceiros envolvidos (como cultura, lazer e meio ambiente), mais e melhores ofertas de serviços podem ser feitas no território, o que implica em efeitos significativos para o bem-estar da população.
A adesão, feita via e-Gestor, é um processo de pactuação de compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação e os Ministérios da Saúde e da Educação. O município deverá indicar as escolas de educação básica da rede pública conveniadas que participarão do programa.
Laísa Queiroz/MS