quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Informe MS

 



Caminhada Nacional da Prematuridade reúne pessoas em diversas regiões do País

Data de publicação: 29/11/2022


A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre as causas e as consequências do nascimento prematuro


Foto: Arquivo pessoal

O parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos cinco anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. A problemática tem alerta na campanha “Novembro Roxo”, que, neste ano, traz o slogan “Garanta o contato pele a pele com os pais desde o momento do nascimento”. Ela chama a atenção de famílias e de toda a sociedade para o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.

Para promover ainda mais visibilidade sobre a temática, no último domingo (27), foi realizada a Caminhada Nacional da Prematuridade. As caminhadas pelo novembro roxo iniciaram em 2015, quando a primeira ação foi realizada na cidade de Passo Fundo (RS).

Todos os anos mais e mais estados e cidades aderem às caminhadas, mostrando que a mobilização em prol da prevenção da prematuridade vem pintando Brasil de roxo. Neste ano, São Paulo (SP), Santos (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Blumenau (SC), Boa Vista (RR), Aracaju (SE) e Salvador (BA) estão entre as participantes.

No Distrito Federal, a II Caminhada foi realizada em Brasília, no Centro de Capacitação Física (CECAF), localizado no Setor Policial Sul, e contou com a presença de famílias e profissionais de saúde.

As caminhadas da prematuridade iniciaram inspiradas pela Caminhada das Vitoriosas, que destaca a temática da prevenção e do combate ao câncer de mama. 

Ascom/MS