Relatórios de apoio ao cuidado e de pesquisa de vínculos estão disponíveis para consulta no Sisab
Data de publicação: 10/10/2022
Materiais ajudam a monitorar atendimentos a gestantes e crianças na Atenção Primária, que contabilizam nos indicadores de pré-natal e saúde infantil no Previne Brasil
Imagem: Pixabay
Em resposta às solicitações de gestores municipais, o Ministério da Saúde disponibilizou mais dois relatórios de monitoramento no Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (Sisab): apoio ao cuidado e pesquisa de vínculos do cidadão. Por meio desses documentos, que oferecem informações detalhadas, é possível monitorar dados que são contabilizados para os indicadores de pré-natal e de saúde da criança do Previne Brasil.
Esses indicadores se baseiam em informações coletadas durante atendimento de gestantes e crianças na Atenção Primária à Saúde (APS). Com os relatórios, os gestores também podem pesquisar a equipe à qual o cidadão está vinculado na competência vigente, assim como o histórico de vínculos, seja nas equipes do município, seja em municípios diferentes.
“Com a verificação dos dados sobre as pessoas que compõem esses indicadores, fica mais fácil investigar se elas estão sendo acompanhadas conforme previsto na APS, sendo que esta análise pode ser realizada antes do fechamento do quadrimestre”, explica o assessor do Departamento de Saúde da Família do Ministério da Saúde, Marcelo Miranda. “São informações detalhadas que contribuirão na organização do processo de trabalho das equipes com relação ao cuidado às crianças e gestantes na APS e subsidiarão o planejamento dos gestores na oferta de serviços e no acompanhamento dos indivíduos”, pondera.
Cada relatório conta com uma nota técnica descritiva das regras aplicadas e das variáveis disponíveis. Consulte abaixo:
Nota Técnica Explicativa do Relatório de Pesquisa de Vínculo
Para acessar os relatórios completos, acesse o e-Gestor AB com seu login e senha - o acesso restrito na plataforma exige cadastro prévio no sistema, conforme cada perfil de usuário, respeitando a proteção de dados pessoais prevista na Lei Nº 13.709/2018.
CCOM/Saps/MS