Conheça as ações do Programa Saúde na Escola desenvolvidas nas escolas de todo o Brasil
Data de publicação: 12/04/2022
Semana é marcada pelo aniversário de 15 anos do PSE, que é comemorado nesta terça-feira (12)
Foto: Walterson Rosa/MS
O Ministério da Saúde celebrou nesta terça-feira (12) os 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE) em evento virtual. Durante esse período, mais de 10 ações da iniciativa já foram desenvolvidas nas unidades de ensino de todo o Brasil. O PSE é um programa que envolve os Ministérios da Saúde e Educação.
A iniciativa está presente em 97.389 escolas e conta com mais de 23,4 mil estudantes participando ativamente do programa. Mais de 97% de todos os municípios brasileiros aderiram à iniciativa. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do evento e destacou a importância do PSE para o Brasil.
“Infelizmente, durante a pandemia, nós tivemos as nossas aulas interrompidas, mas agora estamos com o cenário epidemiológico favorável, e com certeza teremos o 15º aniversário do Programa Saúde na Escola com motivos para real comemoração”, enfatizou o ministro Marcelo Queiroga.
Para o secretário de Atenção Básica do Ministério da Educação, Dr. Mauro Rabelo, “o PSE é um programa estratégico de nível nacional que leva às escolas a prática de promoção à saúde e a prevenção de agravos à saúde e doenças por meio da articulação entre equipe escolar e equipe de saúde”.
A comemoração ocorreu por meio de um evento virtual latino-americano que discutiu os desafios e a importância da promoção de iniciativas que envolvam as pautas saúde e educação e também foram apresentadas as ações do PSE, são elas:
- ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
- promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
- prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
- promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
- prevenção da violência e dos acidentes;
- identificação dos educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
- promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
- verificação da situação vacinal;
- segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade;
- promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
- direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
- promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
- prevenção à Covid-19
Além dos responsáveis pelo programa, também participaram do evento representantes da Colômbia, do Uruguai, do México e do Paraguai, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco/ONU) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/MS).
Ascom/MS