Programa Saúde na Escola comemora 15 anos em encontro latino-americano
Data de publicação: 07/04/2022
Evento virtual reunirá aproximadamente 2 mil pessoas para compartilhamento de experiências sobre promoção da saúde nas escolas
A iniciativa que marca a importância da intersetoralidade entre as pautas saúde e escola completa data especial este ano. Trata-se do aniversário de 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE), que será celebrado durante Evento Virtual Latino-americano em comemoração ao marco, no dia 12 de abril, e em outras agendas durante 2022. O encontro será transmitido para aproximadamente dois mil participantes, das 14h30 às 17h30.
Considerando a articulação entre as duas áreas e sua viabilidade com o programa, a celebração contribui para a difusão de conhecimentos, para a produção de inovações no campo da intersetorialidade e para a consolidação do PSE como estratégia de atenção à saúde dos estudantes da rede pública de ensino.
Hoje, a iniciativa está presente em 5.422 municípios (97% do território nacional), em 97.389 escolas, com 23.426.003 estudantes aderidos. Destaca-se também que o PSE está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, além de promover a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, possibilitando oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
“Os números reforçam que intervenções de diferentes setores em conjunto têm potencial para ampliar o acesso aos cuidados de saúde e oferecer melhores resultados educacionais e de saúde dos estudantes, colaborando para o pleno desenvolvimento deles”, afirma o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara.
Para a celebração dessa história, o Ministério da Saúde convida a sociedade civil, trabalhadores da saúde e da educação, da academia e organizações diversas, além de instituições de países da América Latina e Caribe que também promovem a saúde escolar no mundo. O momento contará com a presença de representantes da Colômbia, do Uruguai, do México e do Paraguai, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco/ONU), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/MS), além da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS) e da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (Seb/Mec), responsáveis pelo Programa.
Para realizar a inscrição e conferir a programação detalhada, basta acessar http://15anospse.com.br.
Programação Geral
Evento Virtual latino-americano de comemoração aos 15 anos do PSE
14h30: Abertura
15h00: Histórico da Integração Saúde e Educação na América Latina nos últimos 15 anos
15h50: Intervalo
16h00: Experiências e Resultados da Intersetorialidade Saúde e Educação no Programa Saúde na Escola e na América Latina
17h05: Desafios e Perspectivas para a Saúde do Escolar
PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) no Brasil foi criado em 2007, com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, estando sob a responsabilidade dos Ministérios da Saúde e da Educação.
O PSE promove a articulação e a integração entre as equipes da educação básica e os profissionais de saúde da Atenção Primária, que desenvolvem ações nas escolas públicas de educação básica, sendo atualmente o principal programa do Sistema Único de Saúde que articula esses dois setores. A perspectiva é ampliar as ações de saúde aos educandos, contribuindo para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens brasileiros.
Saiba mais em: Celebração dos 15 anos do Programa Saúde na Escola tem início em semana de mobilização