Saúde vai capacitar profissionais para atuarem na promoção da alimentação saudável
Data de publicação: 27/04/2022
Disponíveis 8 cursos on-line e gratuitos para formação com foco na agenda de promoção da alimentação adequada e prevenção da obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS)
Foto: Pixabay
A formação e a qualificação dos profissionais de saúde promovem melhoria da assistência e fortalecem a integração dos serviços com a comunidade. Nesse sentido, o Ministério da Saúde oferece vagas em diversos cursos com foco na alimentação e nutrição para trabalhadores do SUS.
Para se inscrever basta clicar na opção de interesse e se cadastrar. A disponibilidade de vagas, o período de inscrição e os critérios de seleção variam de acordo com a formação. Os cursos são de qualificação profissional, no formato de ensino a distância (EAD), com carga horária que varia de 30 a 40 horas. Confira a lista:
- Curso Amamenta e Alimenta Brasil – Recomendações baseadas no Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos
- Estratégia amamenta e alimenta Brasil: formação de tutores
- Abordagem do sobrepeso e obesidade na APS
- Reconhecendo o sobrepeso e a obesidade no contexto da APS
- Promoção do ganho de peso adequado na gestação
- Promoção da alimentação adequada e saudável
- Cuidado da criança e do adolescente com sobrepeso e obesidade na APS
- Obesidade Infantil - uma visão global da prevenção e controle na Atenção Primária
Educação permanente
Anualmente, são desenvolvidas capacitações, eventos e parcerias com instituições de ensino para disseminar o conhecimento e qualificar os profissionais de saúde para o trabalho na APS. Em 2021, o Ministério da Saúde ofereceu nove cursos com foco na agenda de alimentação e nutrição. Ao todo, se inscreveram 154.024 profissionais de todo o País. A estratégia de educação permanente em saúde reafirma o compromisso do MS com a formação e o desenvolvimento das pessoas que atuam no SUS.