quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Informe MS



MS e Fiocruz abrem inscrições para curso Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal

Data de publicação: 12/11/2021


Mil vagas estão disponíveis para profissionais e gestores que atuam na vigilância do óbito. Iniciativa integra ações do MS no enfrentamento da mortalidade materna e infantil


Estão abertas até o dia 19/11 as inscrições para o curso Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal e atuação em Comitês de Mortalidade, de qualificação profissional em formação continuada na modalidade a distância.

Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde, o curso busca articular as experiências práticas dos serviços com os conhecimentos atualizados de especialistas da área com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade materna, infantil e fetal.

O Brasil ainda apresenta uma razão de mortalidade materna elevada, apesar dos investimentos na qualificação do cuidado, que se inicia antes da gravidez passando pelo parto, nascimento e até o puerpério. A vigilância do óbito constitui uma importante ferramenta para apoiar a tomada de decisão e propor medidas de intervenção em diferentes contextos sociais.

“É necessário identificar, em cada lugar, a magnitude da mortalidade materna, suas causas, os fatores que a determinam e propor medidas que previnam a ocorrência de novas mortes”, apontou a coordenadora-geral de Ciclos de Vida, Lana de Lourdes Aguiar Lima.

Para o diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas, Dr. Antônio Braga Neto, essa é uma das maiores ações de capacitação profissional para atuação em Comitês de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil da história do SUS. "Compreender os fatores determinantes e condicionantes na análise da morte materna e perinatal é fundamental para traçar as políticas públicas que combaterão esse desfecho tanásico", comentou.

São oferecidas mil vagas para qualificar profissionais e gestores da saúde no desenvolvimento da vigilância do óbito materno, infantil e fetal e no âmbito dos comitês de mortalidade estaduais, regionais ou municipais e ainda dos comitês/comissões de mortalidade dos hospitais/maternidades.

A carga horária total do curso é de 180 (cento e oitenta) horas, com duração de 6 (seis) meses. Os cursistas serão acompanhados por tutores docentes, que, por sua vez, serão supervisionados por orientadores de aprendizagem especializados nos temas.

Acesse o edital do curso no endereço http://ensino.ensp.fiocruz.br/documentos_upload/Edital34.pdf

Mais notícias:

19/10/2021 - Ministério da Saúde leva Força Pré-Natal do SUS para Ilha do Marajó (PA)

30/09/2021 - Primeira reunião da Câmara Técnica Assessora em Mortalidade Materna é realizada em Brasília

29/09/2021 - Ministério da Saúde pública nova versão de manual com recomendações para a assistência da gestante e puérpera frente à Pandemia da Covid-19

23/08/2021 - Saúde realiza oficina para prevenção de mortes maternas no Rio de Janeiro (RJ)