segunda-feira, 27 de julho de 2020

Informe MS




APS recebe doação de mais de 100 mil oxímetros

Data de publicação: 24/07/2020


Projeto Todos pela Saúde prevê distribuição de equipamentos para unidades básicas de saúde de todo o país. A ação soma esforços no combate à Covid-19


Foram doados 104.581 oxímetros de pulso para atendimento às pessoas com suspeita de Covid-19 nas unidades de Atenção Primária à Saúde. Com isso, equipes que atuam na APS de todos os estados brasileiros podem contar com mais um reforço para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência do novo coronavírus.

Os aparelhos contemplam equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária; Unidades Básicas Tradicionais; Unidades Básicas de Saúde Fluviais; equipes de Consultório de Rua; Unidades de Pronto Atendimento (UPAS); equipes de Atenção Prisional; equipes de Atenção Domiciliar; equipes Ampliadas de Apoio à Saúde da Família (NASF); e Polos de Academia de Saúde, de todos os estados brasileiros. Todas as 43 mil unidades de saúde da APS terão, no mínimo, 2 oxímetros.

O oxímetro de pulso é importante no contexto da Covid-19, pois pode apontar um dos sintomas da doença, que é a baixa saturação de oxigênio do sangue. Quando essa taxa é menor que 95%, sinaliza o agravamento da doença. O aparelho pode detectar rapidamente pequenas mudanças na eficiência com que o oxigênio é transportado para as extremidades mais distantes do coração, incluindo as pernas e os braços.

A doação, resultado da parceria entre os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Banco Itaú, contou também com a participação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), responsável pelo envio de informações que permitem a logística e a distribuição dos materiais.

Em municípios acima de 100 mil habitantes e municípios do estado do Rio de Janeiro, os oxímetros de pulso foram entregues diretamente às Secretarias Municipais de Saúde. Para as demais localidades, a remessa dos equipamentos, já separados e identificados, foi enviada aos almoxarifados das Secretarias Estaduais de Saúde. A distribuição ficou sob responsabilidade e monitoramento das Coordenações Estaduais da APS e dos Cosems.

Leia na íntegra a nota técnica com detalhes sobre a parceria.