COVID-19: MS apresenta recomendações para atenção puerperal, alta segura e contracepção durante a pandemia
Data de publicação: 05/05/2020
Nota técnica orienta profissionais de saúde para o cuidado de gestantes e puérperas a fim de evitar complicações e propagação do vírus.
Considerando o potencial risco de infecção por COVID-19 em mulheres no período da gravidez e do puerpério, o Ministério da Saúde publicou, nesta última quinta-feira (29/04), nota técnica com recomendações a profissionais de saúde sobre a atenção puerperal, alta segura e contracepção durante a pandemia.
De acordo com o documento, a pasta mantém a recomendação de intensa vigilância e medidas de precaução em relação às gestantes e puérperas, com base no conhecimento científico sobre a gravidade diante de outras infecções respiratórias durante ciclo gravídico-puerperal e de óbitos nessa população por COVID-19 no país. Para tanto, recomenda que os serviços de saúde devam garantir a longitudinalidade do cuidado à mulher e ao recém-nascido.
Nesse sentido, o documento apresenta orientações técnicas a serem observadas em mulheres no puerpério, para casos com suspeita ou confirmação para COVID-19, que levem em consideração a elaboração de projeto terapêutico singular e referenciamento da puérpera à APS.
O planejamento reprodutivo também deve ser garantido, mesmo em época de pandemia, como um serviço essencial. Orientações sobre saúde reprodutiva devem ser oferecidas às puérperas, reafirmando o direito de acesso a métodos contraceptivos de sua escolha, de modo a não ter uma gravidez não desejada.
Acesse o conteúdo completo da Nota Técnica aqui