quinta-feira, 28 de maio de 2020

Informe MS




Atenção Primária recebe reforço com o Programa Mais Médicos

Data de publicação: 27/05/2020


O projeto conta com cerca de 16 mil profissionais atuando na APS em todo o país


Com a 3ª Chamada do Edital nº 5 (Saps/MS) do 19º Ciclo, a Atenção Primária à Saúde recebeu mais 286 médicos para o atendimento em unidades de saúde em 193 municípios distribuídos nas diversas regiões brasileiras.  “Além de fortalecer o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, esses profissionais fazem parte das ações de enfrentamento da Covid-19”, afirmou Alexandre Mendonça, coordenador-geral de Provisão de Profissionais para a Atenção Primária (CGPROP/Saps/MS).

São municípios de todos os perfis, verificando-se, nesse momento, uma maior concentração nas capitais e grandes centros urbanos. São territórios com características de alta concentração populacional, onde se constata uma maior incidência de casos de Covid-19.

Atuação

De acordo com levantamento da CGPROP, o 19º Ciclo responde hoje pelo provimento de quase 4 mil médicos no Projeto Mais Médicos para o Brasil. Esses profissionais se agregam ao quantitativo já em atividade, que, com o reforço, alcança atualmente aproximadamente 16 mil profissionais voltados para o cumprimento do desafio diário de atender a cerca de 90% dos problemas de saúde mais comuns da população e, mais recentemente, a incidência crescente dos casos de Covid-19.

Além de levar médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, a Secretaria de Atenção Primária (Saps) vem alocando médicos nos grandes centros urbanos que têm sido, em face de suas características de alta circulação de pessoas, palco do crescimento exponencial de casos suspeitos e confirmados de infectados pela Covid-19 no País, confirmando seu compromisso em dar prioridade às ações para a contenção da doença.