segunda-feira, 25 de maio de 2020

Informe MS





Saiba mais sobre a campanha de doação de leite materno

Data de publicação: 25/05/2020

Campanha visa estimular a doação de leite, mesmo durante a pandemia da Covid-19

O lançamento da campanha nacional acontece no Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/05). A proposta da campanha deste ano é contar uma história real, por videoconferência, de uma família que teve sua vida impactada positivamente graças às doações de leite materno. A campanha será veiculada pela internet, TV, rádio, revistas, jornais, redes sociais, mídia exterior e mobiliário urbano. 
"Foi uma fase angustiante e apreensiva. Mas eu sabia que a minha filha estava bem cuidada e alimentada graças à ajuda de outras mães que doaram seu leite para o Banco de Leite Humano”, afirma Cláudia Sampaio, mãe da Valentina, protagonista da campanha de 2020, realizada pelo Ministério da Saúde. Esse é o resumo do começo da vida de uma criança prematura, assim como acontece todos os anos no Brasil com muitas que nascem antes do previsto. Para que outros brasileiros tenham essa oportunidade no nascimento, é preciso estimular que mulheres  lactantes doem durante todo o ano. 
Por que doar?
Bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg) precisam do leite materno para se recuperarem mais rápido e crescerem mais fortes e saudáveis. Durante todo o ano de 2019, apenas 222 mil litros de leite humano foram coletados. Desse total, foram distribuídos 165 mil litros, beneficiando 214 mil recém-nascidos, com a doação de 188 mil mulheres. No entanto, no Brasil, por ano, cerca de 330 mil crianças nascem prematuras e precisam da doação de leite materno, já que permanecem internadas e sendo assistidas nos hospitais e maternidades e não podem ser amamentadas no seio da sua mãe por um período. Os bebês prematuros representam, em média, 11% do total de crianças que nascem anualmente, em torno de 3 milhões.
Com informações da Agência Saúde




Para melhor visualização clique na imagem.