terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Informe MS





Cadastro para o Brasil Sorridente é fato ou mentira? É mentira

Data de publicação: 28/12/2018

Se receber mensagens pedindo dados pessoais para atendimento odontológico, não repasse. O Ministério da Saúde não faz esse tipo de solicitação

A população tem recebido em suas redes sociais link que redireciona para uma página de cadastro no Programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde. Não abra este link! Ele é falso. Para ser atendido pelo programa não é necessário envio de informações pessoais. O Sistema Único de Saúde (SUS) é gratuito e universal. Isso quer dizer que toda a população em território nacional tem direito à assistência em saúde bucal, portanto não é necessário fazer cadastro por telefone, por aplicativo ou link enviado por Whatsapp e não há pré-requisitos para atendimento no programa. Caso receba essa solicitação de cadastro, não forneça seus dados e procure denunciar às autoridades competentes.
Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde disponibiliza um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não é um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61)99289-4640.