terça-feira, 20 de junho de 2017

Informe MS





PRORROGADO: prazo de adesão ao PSE vai até 23 de junho

Data de publicação: 14/06/2017

Adesão ao terceiro ciclo do programa pode ser realiza no site e-Gestor

A adesão ao terceiro ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE) foi prorrogada. Até 23 de junho os munícipios que queiram fazer parte do novo ciclo do programa poderão se inscrever através do site e-Gestor.

Política intersetorial da Saúde e da Educação, o PSE foi instituído em 2007, com ações de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, os municípios participatens do programa se unem para promover saúde e educação integral.


Em portaria publicada pelo MS, o programa estabelece doze ações a serem realizadas pelos gestores por dois anos. No novo modelo, estudantes terão atualização do calendário vacinal e ações de promoção da saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo às práticas corporais e atividade física, prevenção de DST/Aids, entre outras.
O Ministério da Saúde repassrá incentivo global de R$ 89 milhões por ano.

Para saber mais, acesse a página do PSE.

SAÚDE NA ESCOLA – Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
O Programa tem como objetivo a integração e articulação intersetorial das redes públicas de ensino, por meio de ações entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e redes de educação pública. A iniciativa prevê ações para acompanhar as condições de saúde dos estudantes por meio de avaliações e orientação, fortalecendo o enfrentamento das vulnerabilidades que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar.