quinta-feira, 1 de junho de 2017

Informe MS





Conheça os equipamentos essenciais para a certificação das equipes de Atenção Básica no 3º ciclo do PMAQ

Data de publicação: 29/05/2017

Entre eles, estão a geladeira e a balança antropométrica, consideradas padrões essenciais, que visam garantir estrutura mínima para o cuidado à população

As equipes participantes do 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) devem estar atentas aos equipamentos essenciais que toda Unidade Básica de Saúde deve ter para o bom atendimento dos cidadãos.
Entre esses equipamentos, está a geladeira exclusiva para vacina, indispensável para o armazenamento correto dos imunobiológicos. A UBS deve ter ao menos uma (1) geladeira exclusiva para vacina, independente do número de equipes atuantes dentro da estrutura da unidade.
Caso a Unidade não tenha o equipamento, as equipes que estiverem dentro desta unidade obterão automaticamente um desempenho considerado “ruim” na certificação do PMAQ.
Além da geladeira, outro equipamento importante é a balança antropométrica de 150 Kg. Para alcançar esse padrão essencial, é necessário que a UBS onde a equipe esteja tenha pelo menos uma (1), não havendo prejuízo na certificação caso ela seja a de 200 kg.
Segundo o manual instrutivo do PMAQ, os demais equipamentos que estão como padrão essencial são: aparelho de pressão adulto; balança infantil; estetoscópio adulto e a régua antropométrica infantil, sendo que a ausência de quaisquer deles levará a equipe a ter um desempenho classificado como “ruim”.
Conheça também os equipamentos essenciais e/ou obrigatórios para as Equipe de Saúde Bucal (ESB), clicando aqui