segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Adesão de municípios ao PROVAB termina dia 7 de fevereiro


 O Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica - PROVAB está com um processo de seleção de profissionais com inscrições que teminam dia 7 de fevereiro. Prevê o preenchimento de 3,7 mil vagas para médicos (2 mil), enfermeiros (1 mil) e cirurgiões dentistas (700) para atuarem nas equipes de saúde da família e outras estratégias de organização da atenção básica.
Uma vez que a maior dificuldade está na atração e fixação de médicos, o programa prevê incentivo a estudantes graduados em medicina que optarem por fazer a residência médica nas localidades e populações priorizados pelo MS. O bom desempenho verificado no decorrer do ano contratado dará aos médicos uma pontuação adicional de 10% na nota dos exames de residência.
Oito indicadores foram utilizados para agrupar os municípios brasileiros: Produto Interno Bruto (PIB) per capita e população sem cobertura de planos de saúde. E os percentuais de: população residente em área rural; população em extrema pobreza; população beneficiária do Programa Bolsa Família; horas trabalhadas de médicos na atenção básica para cada mil habitantes; leitos para cada mil habitantes; e indicador de rotatividade de profissionais.
Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao PROVAB dar suporte às ações dos médicos.
Para o gestor que desejar participar o processo é fácil. Seleciona-se AQUI a unidade federativa, seguida pela do nome do município e a digitação dos números do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). A própria página na internet vai dirigindo os passos de cadastramento. Qualquer Secretaria Municipal de Saúde interessada pode participar.