terça-feira, 4 de julho de 2023

Informe MS



 

Prorrogada: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal vai até 14 de agosto

Data de publicação: 04/07/2023


Público prioritário para exames e entrevistas, agora, é o de crianças de 5 e 12 anos. Ministério da Saúde reforça importância do estudo para o planejamento de políticas públicas


Foto: Laísa Queiroz/MS

A Pesquisa Nacional de Saúde Bucal - SB Brasil é a principal forma de avaliar as condições dentárias e bucais da população. Com os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) nas ruas coletando dados desde o ano passado, o levantamento, que estava previsto para acabar nesta sexta (30), foi prorrogado até o dia 14 de agosto. O principal foco, neste momento, é a faixa etária de 5 e de 12 anos.

“A maior dificuldade dos municípios tem sido alcançar as crianças”, explica a coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo Cruz. “Para atingir a amostra necessária, decidimos estender a pesquisa por 45 dias, e contamos com as gestões locais e a sociedade para finalizá-la com sucesso”, avisa.

A coordenadora lembra que é por meio do estudo que os governos federal, estadual, distrital e municipal podem planejar políticas públicas de saúde bucal e as ações da Política Nacional de Saúde Bucal com base nas necessidades reais dos brasileiros. “Por isso, se uma equipe do SB Brasil identificada chegar à porta da sua casa, participe! A entrevista e o exame são muito rápidos e levam em torno de cinco minutos”, convida.

Como identificar os profissionais da pesquisa

Os responsáveis pelo levantamento epidemiológico de saúde bucal visitam as residências identificados com colete, sacola e crachá. Em caso de dúvida, os moradores podem entrar em contato com as secretarias municipais e confirmar os dados do profissional. Ao todo, 2.544 examinadores, anotadores e arroladores participam do levantamento de forma direta, visitando a população e realizando levantamento de dados e exames bucais.

Resultados preliminares

Até o momento, a pesquisa indica que há muitos brasileiros precisando de cuidados em saúde bucal. Entre os idosos (65 a 74 anos), 44,9% necessitam de algum tipo de tratamento imediato, devido à dor ou infecção dentária. Entre os adultos de 35 a 44 anos, foi identificada a necessidade de realizar ao menos um procedimento odontológico eletivo em 48,4% dos examinados. Também chama atenção a alta proporção do componente ‘cariado’, o que significa que, no momento do exame, a pessoa tinha ao menos uma cárie não tratada.

A suspensão dos atendimentos odontológicos durante os períodos mais críticos da pandemia é uma hipótese a ser estudada para entender esses achados. Diante dos números, o Ministério da Saúde considera urgente a promoção de campanhas de conscientização e incentivos para que a população busque por atendimento odontológico imediatamente. Quanto antes o problema for identificado, mais simples será o tratamento.

SB Brasil

Com recortes por estados, regiões, capitais e municípios, o SB Brasil é uma pesquisa abrangente que adota metodologia validada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), permitindo que os números do Brasil possam ser comparados com outros países. O levantamento é coordenado e financiado pelo Ministério da Saúde, com a participação das secretarias estaduais e municipais de saúde, entidades da odontologia, universidades e institutos de pesquisa.

Esta edição havia sido planejada para começar em 2020, mas foi adiada devido à pandemia. O estudo está realizando entrevistas e exames bucais indolores em 422 cidades brasileiras, sendo 27 capitais e 395 cidades do interior. São examinados e entrevistados em seus domicílios crianças de 5 e de 12 anos, adolescentes de 15 a 19 anos, adultos de 35 a 44 anos e idosos de 65 a 74 anos, escolhidos de forma aleatória.


Laísa Queiroz
Ministério da Saúde