segunda-feira, 3 de julho de 2023

Informe MS




Pesquisa com cuidadores familiares de pessoas com demência tem inscrições prorrogadas até 31 de agosto

Data de publicação: 30/06/2023


Projeto promovido pelo Ministério da Saúde e pela UFSCar avaliará plataforma da OMS de apoio à saúde mental e bem-estar de quem tem a doença e de quem cuida no contexto brasileiro


Foto: Pixabay

Você cuida de um parente ou de um amigo que vive com algum tipo de demência – como Alzheimer, alteração cognitiva leve, repetidos acidentes vasculares encefálicos (derrames) que contribuam para dificuldades de memória ou outros tipos de confusão mental? O Ministério da Saúde e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) te convidam para participar de uma pesquisa online para avaliar o iSupport, plataforma da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil. Os cadastros foram prorrogados, e agora podem ser feitos até 31 de agosto.

O objetivo é alcançar 390 cuidadores familiares de todos os estados brasileiros. Até o momento, são 224 inscritos, sendo 110 no grupo controle e 114 no grupo intervenção – ou seja, restam 166 vagas. O projeto também tem parceria das universidades de Brasília (UnB) e Federal de São Paulo (Unifesp), além de apoio da Febraz. O financiamento foi feito pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa.

Como se inscrever?

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos, ser cuidador(a) familiar/informal de pessoas com demência e ter acesso à internet. A pesquisa dura seis meses e, nesse período, os participantes responderão três formulários: um no início, um na metade e outro no final do processo. Eles serão divididos, de forma aleatória, em dois grupos: um utilizará o programa iSupport-BR por três meses e outro receberá a versão preliminar do novo Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa e acesso ao site da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), participando do programa após seis meses de início na pesquisa.

Mais informações estão disponíveis neste vídeo. O canal do iSupport também traz um passo a passo de como utilizar a plataforma, para auxiliar os cuidadores. Para se inscrever, acesse o site da ferramenta e clique em “comece agora”.

O que é o iSupport?

Uma ferramenta online e gratuita de apoio e treinamento de habilidades na área de saúde mental e bem-estar de cuidadores familiares de pessoas que vivem com demência. O objetivo é melhorar a qualidade de vida não só de quem tem o diagnóstico, mas também das famílias e comunidades em torno dessas pessoas. A partir da testagem com os participantes voluntários, a plataforma será adaptada para a realidade do País.


Laísa Queiroz
Ministério da Saúde