Médico sanitarista Nésio Fernandes assume a Secretaria de Atenção Primária à Saúde
Data de publicação: 16/01/2023
O novo secretário traz grande experiência em saúde pública e quer garantir o acesso com integralidade do cuidado, ampliando o escopo da APS
Foto: Walterson Rosa/MS
O médico sanitarista Nésio Fernandes de Medeiros Junior assume a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde. O novo secretário conta com longa trajetória na saúde pública, com experiência na área de Saúde Coletiva, principalmente nas temáticas de saúde da família e comunidade, formação médica, educação permanente em saúde, inovação tecnológica, ciência de dados, software livre, gestão da saúde e hansenologia.
Em 2019, foi nomeado secretário de Saúde do Espirito Santo (ES), onde permaneceu até 2022, sendo um dos principais responsáveis pelas medidas de enfrentamento adotadas pelo Estado durante a pandemia da covid-19. No curso de sua gestão foram implementadas estratégias de fortalecimento e modernização do SUS com a criação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação e a Fundação de Inovação em Saúde – iNova-Capixaba. Por meio dos programas de inovação e formação em serviço no Espírito Santo foram implementadas estratégias de ampliação e fortalecimento da APS, das residências em saúde, da gestão municipal, da regulação territorial, da vigilância em saúde e o SAMU foi implantado em 100% dos municípios.
Entre 2022 e 2023, também foi eleito por unanimidade como presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (Conass). De 2016 a 2018, Nésio Fernandes se destacou à frente da Secretaria de Saúde de Palmas (TO) e, ao longo de sua carreira profissional, foi presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, além de ter integrado o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), ente 2016 e 2018, como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.
Durante sua gestão em Palmas, intensificou o processo de incorporação de tecnologias da informação na atenção básica, especializada e na vigilância em saúde e recebeu reconhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) por sua atuação na gestão da atenção à saúde e nos cuidados com a hanseníase.
Ainda em sua administração, levou a atenção básica a uma cobertura de 100% e descentralizou os serviços de diversas especialidades médicas e multifuncionais cobrindo todas a atenção primária com equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). O sanitarista também implementou os serviços do Programa Consultório na Rua na capital tocantinenses e inaugurou centros de referências de alto padrão e excelência.
Especialista em Medicina Preventiva e Social (2020) e em Administração em Saúde (2021), Nésio Fernandes foi titulado e certificado pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde.
Graduado em 2012 pela Escola Latino-americana de Medicina, em Cuba, e revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2014, o médico sanitarista também possui quatro pós-graduações: um curso de especialização em atenção Básica em Saúde (2014 e 2015) pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo: Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento em Gestão de Programas de Residência Médica no SUS (2014); Gestão de Programas de residências médicas no SUS (2014 e 2015) e Aperfeiçoamento em Processos Educacionais em Saúde (2014 - 2015).
Ascom/MS