segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Notícias


OPAS Brasil reúne pesquisadores para colaborar com a plataforma clínica global sobre hospitalizações por Covid-19 e condições da Covid longa


O escritório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) no Brasil apresentou os centros colaboradores da Plataforma Global de Dados Clínicos da Organização Mundial da Saúde (OMS). O encontro virtual ocorreu no início de agosto (3/8), com a participação dos representantes dos estabelecimentos de saúde de 62 hospitais e de 80 unidades da Atenção Primária à Saúde (APS) e de ambulatórios especializados vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A plataforma oferece um sistema unificado para inclusão de dados clínicos anonimizados de pacientes hospitalizados de Covid-19 e de usuários com condições pós-Covid. O objetivo é contribuir para a caracterização das internações hospitalares por Covid-19 e para a definição das necessidades clínicas e de reabilitação de médio e longo prazo dos usuários com sequelas pós-Covid ou Covid Longa.


Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente recebe 103 experiências

O Laboratório de Inovação em Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente recebeu 103 inscrições de relatos de experiências provenientes de todas as regiões do país. Destas, 33 foram inscritas no eixo temático da Teleodontologia, 23 de Odontologia Hospitalar e 47 sobre Centros de Especialidades Odontológicas. A Região Sudeste foi responsável pelo maior envio de inscrições, com 43 relatos, seguida pelo Nordeste (27), Sul (22), Centro-Oeste (nove) e duas do Norte.

“Estamos muito felizes com a quantidade de inscrições que recebemos. Todo o país participou, mostrando o compromisso e a dedicação dos profissionais da saúde bucal do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, vamos analisar todo o material recebido para identificar as experiências mais inovadoras, que vamos explorar mais a fundo, a fim de identificar propostas de melhorias para nossa Política Nacional de Saúde Bucal”, explicou Wellington Mendes de Carvalho, coordenador de Saúde Bucal da Coordenação Geral de Saúde Bucal, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.