segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Informe MS



 

Saiba como excluir e retificar registros de vacinas no e-SUS APS

Data de publicação: 26/07/2022


Funcionalidade está disponível desde outubro do ano passado. Confira o passo a passo


Imagem: Manual do e-SUS APS/Divulgação

Talvez você ainda não saiba, mas a versão 4.3.5 do e-SUS APS, lançada em outubro de 2021 para profissionais da Atenção Primária à Saúde, permite excluir e retificar registros de vacinas no sistema. Assim, as alterações realizadas são disponibilizadas de forma automatizada nas bases de dados federais.

No e-SUS PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), o sistema permite a exclusão de registro de dose aplicada em atendimento ao cidadão, desde que seja feita pelo mesmo profissional que realizou o registro e o atendimento. Após a exclusão, é necessário fazer um novo registro no CDS (Coleta de Dados Simplificada) com as informações corretas.

Em relação ao registro no e-SUS CDS, também pode ser realizada a exclusão ou a retificação do registro de vacina, desde que a ficha já esteja enviada e processada. O manual que contém o passo a passo para as correções está disponível nos links abaixo:

No caso dos estabelecimentos que utilizam sistemas próprios, integrados por meio das tecnologias Apache Thrift ou XML, a exclusão pode ser feita no e-SUS CDS, conforme descrito no instrutivo acima. No entanto, o procedimento deve ocorrer após a importação do arquivo Thrift/XML e anteriormente à transmissão dos dados ao Centralizador Nacional. Para mais informações sobre sistemas próprios, acesse a página com os documentos de integração do e-SUS APS.

CCOM/Saps/MS