sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Informe MS

 



Saúde aborda breve aconselhamento em próximo webinário para promoção da saúde

Data de publicação: 24/02/2022


Evento, no próximo dia 3/3, faz parte do ciclo de webinários virtuais realizados pela Saps que buscam aproximar gestores, profissionais de saúde e governo federal. Participe!


Foto: Freepik

O aconselhamento à população sobre hábitos saudáveis pode resultar em mais autonomia sobre as escolhas e também em mais qualidade de vida. Nesse sentido, o Departamento de Promoção da Saúde (Depros/Saps/MS) realizará, na quinta-feira (3/3), o webinário “Breve aconselhamento em saúde na APS: importância, possibilidades e desafios".

A atividade faz parte do ciclo de encontros virtuais que buscam debater a promoção da saúde pública na Atenção Primária e a necessidade dessas orientações para alcançar um estilo de vida mais saudável. Gratuito, o evento será transmitido no canal do DataSUS no Youtube, das 14h30 às 16h.

De acordo com a coordenadora de Promoção da Saúde do MS, Juliana Rezende, o breve aconselhamento consiste na utilização de alguns minutos para dar orientações práticas sobre saúde para a pessoa atendida nos serviços da APS. “Seja em uma consulta, em uma visita domiciliar ou em outro tipo de atendimento, para conversar sobre alimentação adequada e saudável, atividade física,  uso de álcool e drogas e  tabagismo, entre outros comportamentos que influenciam na saúde dos indivíduos e do coletivo”, explica.

O webinário abordará a importância, as possibilidades e as oportunidades para o breve aconselhamento sobre diferentes comportamentos, por parte de diferentes profissionais, na rotina de serviço das UBS. Também se pretende refletir sobre os obstáculos para o breve aconselhamento e os resultados observados a partir da sua prática. As UBS e suas equipes são responsáveis por cuidar dos indivíduos e de suas famílias, por meio de consultas de rotina, visitas domiciliares e acompanhamento de condições como diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, entre outros serviços.

Dessa forma, todo e qualquer contato das equipes com os usuários, na rotina do serviço, deve ser considerado uma oportunidade para a promoção da saúde. Nesse sentido, o breve aconselhamento em saúde será debatido enquanto estratégia relativamente simples e com grande potencial de promoção de saúde, principalmente por envolver linguagem acessível e objetiva.

Breve aconselhamento em Atenção Primária à Saúde

Considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma importante ferramenta no contexto da prevenção e controle das doenças crônicas, o breve aconselhamento é uma ação educativa, e qualquer profissional de saúde pode oferecê-lo. Com duração média de 10 minutos, é uma abordagem feita durante a consulta clínica, para a modificação de diferentes comportamentos associados ao estilo de vida (alimentação, atividade física, consumo de álcool e tabagismo), no contexto dos cuidados primários de saúde.

A padronização dessa abordagem permite mais eficiência no funcionamento dos serviços de saúde, garantindo uma base de intervenção e facilitando o monitoramento das ações. Além disso, a implementação do breve aconselhamento e a identificação precoce de doenças aumentam as oportunidades de acompanhamento e uma melhor articulação entre os profissionais de saúde. A prática é uma medida de prevenção e deve ser realizada durante as consultas nos serviços de APS, considerando adicionalmente a necessidade de referenciar de acordo com os fluxos para o cuidado integral em saúde.

A abordagem pode contribuir para a diminuição de doenças como diabetes e obesidade, para o melhor controle após a sua instalação, para o menor risco de complicações associadas e, consequentemente, para a menor necessidade de utilização de serviços de saúde especializados futuramente.

 Ciclo de Webinários Promoção da Saúde

Os eventos, que acontecerão até dezembro de 2022, apresentam temas atualizados, escolhidos a partir dos questionamentos que chegam à cada coordenação do Departamento de Promoção da Saúde da Saps ou quando existe a necessidade de divulgação de estratégias, de suporte técnico ou tutoria aos públicos específicos. De junho a dezembro de 2021, foram realizados 15 webinários, com cerca de 20 mil visualizações. Participaram das agendas convidados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de gestores e profissionais que compartilharam estratégias exitosas na APS.

 “Esse projeto de webinários tem se mostrado uma ferramenta poderosa, que permite uma fala direta com o gestor e profissional de saúde que atua na APS. Por vezes, vemos a dificuldade de compreensão de execução de serviços pelos estados e municípios, e essa agenda traz a oportunidade de em tempo real”, destacou a chefe do Depros, Juliana Rezende.

 

Programação

14:30 – Abertura e boas-vindas

14:35 – O breve aconselhamento sobre atividade física na Atenção Primária à Saúde

14:50 – O breve aconselhamento sobre alimentação adequada e saudável na Atenção Primária à Saúde

15:05 – O breve aconselhamento sobre tabagismo na Atenção Primária à Saúde

15:20 – Experiências do profissional médico com o breve aconselhamento na Atenção Primária à Saúde

15:35 – Experiências do profissional enfermeiro e técnico de enfermagem com o breve aconselhamento na Atenção Primária à Saúde

15:50 – Experiências dos agentes comunitários de saúde com o breve aconselhamento na Atenção Primária à Saúde

15:55 – Encerramento

 


Fonte: - Autor(es): -