segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Informe MS

 



Saúde promove webinário sobre uso racional do tamiflu na Atenção Primária

Data de publicação: 16/02/2022


Encontro on-line acontece no dia 23 de fevereiro e aborda medicamento utilizado para tratar e prevenir diversos vírus causadores da gripe


Foto: Pixabay

Com o objetivo de capacitar e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS), está chegando mais um encontro do I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS. Desta vez, o tema do webinário é o uso racional do medicamento tamiflu pelos gestores e profissionais de saúde das equipes das unidades básicas.

O tamiflu é um remédio antiviral composto por fosfato de oseltamivir que age impedindo a multiplicação e bloqueando as ações dos vírus da gripe influenza A e B, H1N1 e H3N2. “Dessa forma, é indicado para o tratamento ou prevenção da gripe, já que inibe que o vírus se espalhe pelo organismo, e o mais recomendado é usá-lo para casos graves ou com potencial de agravamento por contaminação de influenza A e B, preferencialmente quando há confirmação diagnóstica ou sintomas já desenvolvidos”, explica a coordenadora de Provisão de Profissionais para APS do Ministério da Saúde (CGPROP/MS), Mariana Bertol Leal. Sanitarista e doutora em saúde pública, ela será a responsável pela moderação da mesa.

Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza o composto em comprimidos de 30mg, 45mg e 75mg, além do zanamivir 5mg em pó, para inalação oral. Eles fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). “No cenário atual da pandemia de covid-19, com o incremento dos casos da variante ômicron, que apresenta sintomas gripais facilmente confundíveis com a influenza, se faz necessário planejar a abordagem terapêutica de cuidado e controle. Além disso, a estratégia é importante para minimizar o impacto de potenciais resistências ao tratamento disponível atualmente”, justifica.

Para debater o tema, foram convidados os seguintes palestrantes:

  • Marília Santini – médica infectologista no Instituto Nacional de Infectologia/Fiocruz

  • Rafael Poloni – farmacêutico e coordenador-geral substituto de Assistência Farmacêutica e Medicamentos Estratégicos do Ministério da Saúde

  • Walquiria Aparecida Ferreira de Almeida – especialista em epidemiologia (UFG/GO), doutoranda em medicina tropical (IOC/Fiocruz/RJ) e assessora técnica da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)

Os últimos 20 minutos são reservados para perguntas do público, que deverão ser encaminhadas pelos chats do evento. A transmissão, gratuita, será feita pelo canal da Fiocruz Brasília e também pelo canal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) no YouTube, no dia 23 de fevereiro às 18h30. Não há necessidade de inscrição.

O fórum

I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Formação e Provisão de Profissionais, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a UNA-SUS. Os encontros periódicos com diversos especialistas pretendem capacitar profissionais de saúde da Atenção Primária, com foco nos participantes do Mais Médicos, mas é aberto a todos os interessados.

No ano passado, foram realizados sete webinários sobre diversos temas, e este é o segundo de 2022. Para assistir aos encontros anteriores, clique aqui.

 

Serviço
I Fórum de Debates: Temas Emergentes para APS
9º Webinário: Uso racional do Tamiflu pela APS no contexto das síndromes gripais
Data: 23/2/22 (quarta-feira)
Horário: das 18h30 às 20h
Onde assistir: canal da Fiocruz Brasília ou canal da Saps no YouTube
Acesso gratuito