segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Informe MS

 



Confira as 167 experiências classificadas para a 2ª fase do prêmio APS Forte no SUS

Data de publicação: 16/02/2022


Concurso reconhece práticas inovadores de integralidade na Atenção Primária. O resultado da próxima fase está previsto para 7 de março


O Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, divulga, nesta quarta-feira (16/2), o resultado da 1ª etapa do Prêmio APS Forte do SUS – integralidade do cuidado, que reconhece experiências inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS). São 167 práticas divididas em quatro eixos temáticos, que se destacaram entre 1.151 relatos enviados por profissionais da saúde e gestores de todo país.

“As experiências selecionadas representam um conjunto de ações e diretrizes preconizadas pelas políticas nacionais no âmbito da APS com um olhar para a integralidade no cuidado. Desenvolvidas por grandes e pequenos municípios, as experiências escolhidas têm alto potencial de replicabilidade e respondem de forma inovadora aos desafios cotidianos em saúde vivenciados no SUS”, explica a consultora da Opas Iasmine Ventura. “As experiências refletem uma APS forte e resolutiva e sinalizam para os gestores alternativas para avançar na implementação da política de saúde”, pontua Ventura.

A 2ª etapa do prêmio será a seleção das experiências semifinalistas, sendo três por eixo temático, escolhidas dentre as 167 práticas, por consenso da comissão organizadora composta por consultores do Ministério da Saúde, do Conass, do Conasems e da Opas, além de especialistas convidados. A divulgação está prevista para o dia 7 de março, nos sites da APS e APS Redes-Portal da Inovação.

Confira aqui o resultado da 1ª etapa de avaliação das práticas habilitadas.

Com informações do APS Redes