MS cria câmara técnica assessora para apoiar o desenvolvimento de ações de prevenção da gravidez na adolescência
Data de publicação: 02/06/2021
Grupo nasce da necessidade de articular esforços intersetoriais com o objetivo de discutir e propor critérios e ações integradas para a prevenção da gravidez na adolescência
Para apoiar técnico-cientificamente a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) na tomada de decisão acerca de ações e estratégias relativas à política de saúde de adolescentes e jovens no tocante à prevenção da gravidez, o Ministério da Saúde (MS) instituiu nesta terça-feira (01/06), por meio da Portaria nº 34, de 31 de maio de 2021, publicada no Diário Oficial da União (DOU), Câmara Técnica Assessora para ações integradas voltadas à prevenção da gravidez na adolescência.
A Câmara Técnica também busca ser um espaço de qualificação de ações e materiais técnico-científicos produzidos pela área e, por fim, funcionar como espaço de consultoria para a Saps nos temas relacionados à prevenção da gravidez na adolescência. Será composta por integrantes do MS e convidados especialistas empenhados em estudos, pesquisas e atendimentos relativos à prevenção da gravidez na adolescência.
Acesse aqui o documento com as informações acerca dos especialistas que integrarão o grupo.
Os encontros da câmara técnica seguirão modelo expositivo e dialógico de acordo com a finalidade de cada reunião, cabendo complementação de outras metodologias, quando necessário. As tratativas das reuniões deverão ser formalizadas em ata, contendo o resumo das discussões e encaminhamentos, assim como data da reunião, horário, pauta e prazos para entrega de trabalhos/relatórios, se necessário e disponibilizada aos demais membros.
A duração das atividades da Câmara Técnica Assessora será de um ano, contado a partir de sua publicação no DOU.