Saúde do Homem ganha força com acordo entre MS e SBU
Data de publicação: 02/06/2021
Cooperação técnica entre as duas instituições busca desenvolver ações estratégicas para o fortalecimento da atenção integral da população masculina atendida na APS
Promover a saúde e prevenir doenças e agravos da população masculina são alguns dos objetivos comuns do Ministério da Saúde (MS) e da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), frente ao desafio do cuidado à saúde do homem no País. Nesse sentido, as duas instituições firmaram parceria para a realização de ações conjuntas em benefício da saúde do homem na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio de cooperação técnica publicada nesta segunda-feira (31/5), no Diário Oficial da União (DOU).
Para o ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga, o acordo busca fortalecer as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças urológicas dos homens na Atenção Primária à Saúde. “A saúde da população masculina ganha muito com esse acordo, pois estaremos juntos, Ministério da Saúde e SBU, desenvolvendo estratégias em comum para garantir que os homens brasileiros possam receber o melhor cuidado no SUS, considerando suas principais necessidades em saúde”, afirma o ministro Queiroga.
A parceria ainda pretende gerar conhecimento para fortalecer a identificação de questões urológicas da população masculina ao buscar os serviços da APS, permitindo o desenvolvimento de estratégias de disseminação de informações e conhecimento. “Vamos expandir significativamente nossa atuação e favorecer a atenção primária à saúde sobre vários ângulos, que incluem gerar conhecimentos sobre questões urológicas, construir campanhas que favoreçam a comunidade (muitas já em desenvolvimento), além de contribuir com sugestões sobre política de saúde”, destaca o presidente da SBU, Dr. Antonio Carlos Pompeo.
Atenção Integral à Saúde do Homem
O Ministério da Saúde não tem medido esforços para qualificar o cuidado integral à saúde dos homens no SUS. A pasta tem disponibilizado apoio institucional e orientações técnicas aos gestores e profissionais de saúde das unidades de atenção primária, de forma a organizar os processos de trabalho e facilitar o acesso dessa população aos serviços de saúde.
Entre as ações realizadas, a pasta publicou nota técnica com orientações às Coordenações de Saúde do Homem dos estados e municípios com o objetivo de qualificar as práticas de cuidado à saúde integral do homem na APS, considerando em especial a promoção e prevenção do câncer de pênis.
O MS ainda lançou o Cartão de Saúde do Caminhoneiro e da Caminhoneira para qualificar o cuidado continuado dessa população itinerante nas unidades da APS. Por meio da Nota Técnica nº 8/2020-COSAH/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS, a pasta apresenta recomendações sobre a implantação e desenvolvimento de ações estratégicas oportunas para promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos da população de caminhoneiros(as) nos serviços da APS.
Política Nacional
Instituída em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) tem como objetivo promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira. A normativa é dividida em eixos prioritários, que englobam o acesso e o acolhimento na rede pública de saúde, o planejamento familiar, o incentivo ao acompanhamento da paternidade desde a gestação, a prevenção de violências e acidentes e o cuidado em relação às doenças prevalentes na população masculina.
Saiba Mais:
22/05/2021 - MS orienta profissionais para ações de promoção e prevenção do câncer de pênis na APS
11/11/20 - Campanha incentiva homens a cuidarem da saúde de forma integral