sexta-feira, 11 de junho de 2021

Informe MS

 



Secretaria de Atenção Primária à Saúde lança novo Informativo

Data de publicação: 10/06/2021


O Boletim apresenta as ações prioritárias do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (Depros)


A Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) lançou no mês de junho a primeira edição do seu Boletim Informativo. O periódico busca apresentar subsídios para apoiar a gestão da Atenção Primária à Saúde nos municípios e facilitar o acesso à informação para os gestores municipais. 

Em sua estreia, o Boletim apresenta as ações prioritárias do Departamento de Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (Depros). Entre os programas abordados estão Saúde na Escola, Bolsa Família, Alimentação e Nutrição, Promoção da Atividade Física e Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas. 

Assuntos como Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição, Estruturação da Vigilância Alimentar e Nutricional, Programa Crescer Saudável e Promoção da Alimentação Saudável podem ser encontrados no tópico Saúde na Escola. 

Dentro do Programa Bolsa Família, ressalta-se a importância do acompanhamento das condições das famílias beneficiárias pelos membros das equipes que atuam na APS. 

Financiamento das Ações de Alimentação e Nutrição, Estrutura da Vigilância Alimentar e Nutricional, Programa Crescer Saudável e Promoção da Alimentação Adequada e Saudável completam os temas relativos à alimentação e nutrição. 

Já a Promoção da Atividade Física aborda o Programa Academia da Saúde (PAS), que conta com relevantes mecanismos de financiamento, e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2021. 

Por fim, o Boletim traz a Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, que conta com incentivo financeiro para fortalecer a atenção às pessoas com obesidade, diabetes mellitus

ou hipertensão arterial sistêmica no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS), no Sistema Único de Saúde, no contexto da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) decorrente da pandemia do novo coronavírus.

Para conferir a edição número 1 clique aqui