quarta-feira, 26 de junho de 2019

Informe MS





Ministério da Saúde participa de Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

Data de publicação: 25/06/2019

e-SUS AB é tema de Workshop de Ferramentas e Aplicação 

 A Coordenação-Geral de Informação da Atenção Primária da Secretaria de Atenção Primária à Saúde esteve presente no 19º Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) onde foi apresentado o aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva.  A equipe do Ministério da Saúde participou do Workshop de Ferramentas e Aplicação (WFA), sendo premiada como o melhor trabalho apresentado no evento e intitulado como  “e-SUS AB Atividade Coletiva: aplicativo móvel para registro de atividades coletivas em serviços de atenção básica”.
O técnico João Geraldo explica que o aplicativo e-SUS AB Atividade Coletiva foi desenvolvido para eliminar o retrabalho e facilitar o registro das práticas educativas e administrativas realizadas nas unidades de atenção primária à saúde e no território. “O aplicativo é gratuito e está disponível no site da SAPS, pode ser utilização em dispositivos do tipo tablet, levando em conta aspectos relacionados ao conforto, à segurança e à usabilidade da ferramenta dentro do processo de trabalho dos profissionais de saúde”.
A coordenação explica outro benefício do aplicativo. “Agora é possível registar todas as atividades, tanto coletivas, como atendimento/avaliação em grupo, mobilização social, promoção da saúde e educação em saúde, quanto atividades administrativas, como reuniões de equipe, intersetoriais e colegiados”.
Mais informações sobre o e-SUS AB aqui

SBCAS
O Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde é o principal evento nacional de divulgação científica e de encontro de pesquisadores das áreas de computação e saúde, organizado pela Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde (CE-CAS) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Esse ano, aconteceu de 11 a 14 de junho, no Instituto de Computação Aplicada à Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.
A SBCAS visa promover e incentivar a realização de pesquisas e trabalhos inovadores com potencial de trazer benefícios diretos à população brasileira. O evento também tem como objetivo desenvolver atividades voltadas a diversos temas, entre os quais se destacam: inteligência artificial aplicada à saúde; processamento de sinais e imagens médicas; diagnóstico auxiliado por computador; sistemas de apoio à decisão clínica; Internet das Coisas aplicada à saúde; redes corporais sem fio; novas terapias inovadoras por meio de jogos sérios; realidade virtual e aumentada; e sistemas multimídia imersivos.