A Coordenação Estadual do PNI divulga o Comunicado/2018/CGPNI e anexos, referente o monitoramento rápido de coberturas vacinais pós campanha contra Poliomielite e Sarampo 2018:
MINISTÉRIO DA SAÚDE
COMUNICADO
Brasília, 24 de setembro de 2018.
DESTINATÁRIO: Coordenadores Estaduais de Imunizações
Assunto: Monitoramento rápido de coberturas vacinais pós campanha contra Poliomielite e Sarampo 2018
Senhores Coordenadores,
O Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC) é uma atividade de supervisão das ações de vacinação, recomendada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) desde a década de 1980 e vem sendo adotado em vários países das Américas como uma ação rotineira. Caracteriza-se por avaliar a cobertura vacinal a partir da visita em cada domicílio, utilizando como fonte para avaliação da cobertura vacinal a verificação do comprovante de vacinação do individuo. É um método bastante útil para avaliação da situação vacinal local. Seus resultados são extremamente importantes para subsidiar a tomada de decisão sobre a definição ou redefinição de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade, e consequentemente diminuir a população de vulneráveis.
Diante da atual situação epidemiológica do sarampo e o risco de introdução da poliomielite no país, se faz necessário que todos os municípios realizem esta atividade a partir do dia 01/10/2018, seguindo as orientações do Protocolo de Monitoramento Rápido de Cobertura (MRC), pós Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, em anexo.
Tendo em vista a necessidade de iniciar esta importante atividade, informo que não haverá nova prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo e aqueles municípios que não conseguiram atingir a cobertura de 95%, até o dia 29/09/2018, deverão passar a vacinar as crianças na rotina dos serviços, a partir do dia 01/10/2018.
Neste sentido, é fundamental que os municípios que prorrogaram a Campanha priorizem o registro diário dos dados da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite no sitehttp://sipni.datasus.gov.br, uma vez que ele será encerrado no dia 01/10/2018, às 9h:00min e não haverá possibilidade de inclusão de registros após esta data.
Na oportunidade, agradecemos os esforços dos profissionais de todas as esferas de gestão do SUS para que houvesse o alcance da meta nacional de 95% para o sarampo e poliomielite, apresentando uma homogeneidade de cobertura entre os municípios acima de 80%, o que representa importante proteção para as crianças brasileiras contra a poliomielite e o sarampo.
Certo de contar com o imprescindível apoio de Vossa Senhoria, registra-se que para informações adicionais, favor contatar o corpo técnico da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações pelo telefone (61) 3315-3874.
Atenciosamente,
Carla Magda A. S. Domingues
Coordenadora Geral do Programa Nacional de Imunizações