terça-feira, 2 de outubro de 2018

Informe MS





Estratégia e-SUS AB é tema no CBIS 2018

Data de publicação: 01/10/2018

O XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde é o mais tradicional da área no Brasil. O evento acontecerá de 1º a 4 de outubro no Ceará

O e-SUS AB é considerada pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) uma estratégia vanguardista para a Tecnologia da Informação no Brasil e no cenário internacional. Esse é um dos motivos que levaram o Departamento de Atenção Básica (DAB) a participar do evento mais tradicional da área de Saúde Digital, o XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018). O encontro começa hoje, dia 1º de outubro, e vai até quinta-feira, em Fortaleza (CE).
A equipe do e-SUS AB vai participar do showcase de interoperabilidade  (interação entre sistemas). O espaço é inédito nesta edição do congresso e mostrará em tempo real a interação entre sistemas de prontuário eletrônico utilizados em diversos níveis de atenção — básica, especializada e hospitalar. Na apresentação, será demonstrado a troca  de mensagens com informações clínicas que serão utilizadas para a continuidade do cuidado dos cidadãos em diferentes serviços de saúde.
Para essa atividade, o e-SUS AB é o único software do setor público no showcase e foi convidado por ser um prontuário eletrônico utilizado na Atenção Básica e com capacidade tecnológica para realizar processos de interoperabilidade de forma segura e eficiente. No Congresso, serão discutidas questões como padrões nacionais e internacionais da Informação em Saúde, novidades e perspectivas para a área.
Para Allan Sousa, Coordenador Geral de Acompanhamento e Avaliação da Atenção Básica (DAB), a participação do e-SUS AB traz visibilidade para a Estratégia e serve como incentivo aos gestores e profissionais do SUS a utilizar a solução. “Também nortear as evoluções e aprimoramentos dos softwares Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), Coleta de Dados Simplificada (CDS) e aplicativos móveis no caminho do que há de mais moderno e atual no campo da Saúde Digital e Informática em Saúde”, explica o técnico.
O Congresso
O CBIS é realizado a cada dois anos desde sua primeira edição, em 1986, ano também da criação da SBIS, instituição responsável pela organização do evento. A programação do CBIS 2018 inclui ainda a realização da maratona hacker (hackathon) haCkBIS, evento dedicado a encontrar soluções que possam facilitar e melhorar a vida e a saúde das pessoas.