PBF na Saúde 2018: MS oferece primeira turma do ano
Data de publicação: 03/04/2018
O curso vai capacitar profissionais e gestores do Programa Bolsa Família na Saúde
A Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/DAB/SAS/MS), em parceria com o DATASUS, oferece a 1ª turma de 2018 docurso de educação a distância (EaD) sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde.
A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados na execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias.
Para a primeira turma desse ano, as inscrições ficarão disponíveis no período até amanhã e o tempo estipulado para a realização do curso vai do dia 07 de abril. A carga horária total é de 20 horas, incluindo avaliação do estudante ao final do curso.
A capacitação é composta por quatro módulos com os seguintes temas abordados:
A capacitação é composta por quatro módulos com os seguintes temas abordados:
Módulo I – Principais características do Programa Bolsa Família;
Módulo II – Os compromissos do SUS com o PBF; Quem acompanhar; As condicionalidades da saúde; Assistência integral à saúde dos beneficiários;
Módulo III – Intersetorialidade; Organização do setor saúde; Vigência;
Módulo IV – Apresentação do sistema de gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.
Passo a passo
Os interessados devem se inscrever no endereço http://universus.datasus.gov.br em “cadastrar” no canto superior direito da tela.
Na tela seguinte, o usuário precisa digitar todas as informações solicitadas e, ao final, receberá uma mensagem por e-mail com instruções para finalização do processo.
Ao voltar ao site UniverSUS, o aluno precisará digitar o usuário e senha (que foram criados no cadastro) e clicar no campo “entrar”. Desta maneira, os participantes terão acesso aos cursos disponíveis, dentre os quais haverá o curso "Bolsa Família na Saúde”.
O cadastro deverá ser preenchido momentos antes da inscrição, ou seja, na semana em que a turma será ofertada. Caso contrário, o ambiente virtual não permite que o cadastro seja concluído.
No primeiro acesso ao curso, o aluno pode aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, para trocar experiências com os demais alunos da turma e visitar a biblioteca.
Aprovação
Para aprovação no curso, o participante deverá ter 70% ou mais de acerto na Avaliação Final. O certificado poderá ser impresso somente após aprovação e a conclusão do curso.
Os cadastros no ambiente virtual e as inscrições para as turmas ofertadas estão disponíveis nos três primeiros dias do curso. Assim, para a primeira turma de 2018, as inscrições ficarão abertas até completar o número máximo de 600 participantes.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.