Formulário sobre a instalação do prontuário eletrônico
13/10/2016
Por meio de questionário do FormSUS, DAB, junto ao CONASEMS, quer identificar as principais dificuldades dos gestores municipais em adotar o Prontuário Eletrônico do e-SUS AB
Na primeira semana de outubro, o Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS), em conjunto com o CONASEMS, lançou a versão 2.1 do e-SUS AB. Além de melhorias no sistema, o Ministério da Saúde anunciou que os municípios brasileiros terão 60 dias para adotarem o prontuário eletrônico em todos os serviços de Atenção Básica. A medida visa acelerar a informatização nas UBS e qualificar a informação para trazer maior eficiência e qualidade no atendimento aos cidadãos.
Nesta quinta-feira (13/10), foi disponibilizado um formulário para coletar as necessidades e dificuldades dos municípios para instalação de prontuário eletrônico em unidades básicas de saúde. “O DAB quer fazer um diagnóstico para auxiliar os gestores a implementar a medida. A ideia é levantar todas demandas para propormos soluções”, explica Allan Nuno, diretor do Departamento de Atenção Básica.
O formulário deve ser preenchido pelo gestor municipal ou representante da secretaria municipal de saúde e estará disponível de hoje até dia 20 de outubro de 2016. Uma das perguntas do questionário é se no município as Unidades Básicas de Saúde já são informatizadas e equipadas com computadores. A partir das respostas, o DAB poderá auxiliar na implementação do sistema.
O PEC está disponível desde 2013. O sistema permite o registro do acompanhamento dos cidadãos ao longo da vida, auxiliando na redução do retrabalho e possibilitando um melhor fluxo do cidadão dentro dos serviços de atenção básica.
A nova versão do eSUS AB traz melhorias tanto a Coleta de Dados Simplificada (CDS), quanto no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). A atualização traz o aplicativo e-SUS AB Território, que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para ser utilizado no processo de trabalho dos agentes de saúde (ACS e ACE).
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