EAD/ENSP: curso de apoio matricial na Atenção Básica oferece 2 mil vagas
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), por intermédio da Coordenação de Educação a Distância (EAD/ENSP) e do Centro de Saúde Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), em parceria com os Departamentos de Gestão da Educação na Saúde (Deges/SGTES/MS) e de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) do Ministério da Saúde, torna público o processo de seleção para preenchimento de 2 mil vagas de alunos em todo o país para o Curso de Apoio Matricial na Atenção Básica com ênfase nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), de Qualificação Profissional em nível de Aperfeiçoamento, na modalidade a distância com encontros presenciais. As inscrições vão até o dia 29 de fevereiro.
Coordenado por Eliane Chaves Vianna, o curso busca contribuir para a difusão e aprimoramento das práticas de apoio matricial na Atenção Básica; mobilizar atores para o processo de qualificação da atenção básica (?curso ? movimento?); e fomentar intervenções contextualizadas nos territórios e a continuidade da reflexão e do debate sobre as diretrizes e processo de trabalho do Nasf em âmbito local, após o término do curso.
É destinado a profissionais com diploma de nível superior na área da saúde ou especialização nas áreas da saúde, atendendo, ainda, os seguintes requisitos mínimos, em ordem de prioridade: possuir atuação profissional direta nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família ? Nasf (público principal); possuir atuação profissional nas equipes da Atenção Básica (equipes de Saúde da Família, Ribeirinhas e Fluviais, Academia da Saúde, Atenção Básica sem Estratégia de Saúde da Família) ou atuação na Gestão da Atenção Básica (gerência de Unidade Básica de Saúde- UBS, coordenador de Atenção Básica, apoiador/supervisor institucional).
Confira aqui o edital completo e acesse também a retificação do edital.
As inscrições devem ser feitas aqui.