quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Informe MS - Nova versão SISAB

Departamento de Atenção Básica lança versão do SISAB com novas funcionalidades

23/02/2016

O Departamento de Atenção Básica/SAS/MS acaba de lançar a versão 2.0 do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), como forma de incrementar a gestão da informação, automatizar os processos, melhorar as condições de infraestrutura e os processos de trabalho na Atenção Básica.
Dentre as melhorias dessa nova versão estão os Relatórios de Envio, nos quais o gestor municipal e estadual poderão visualizar os dados de produção enviados por tipo de equipe de atenção básica, por produção enviada e aplicação utilizada na Unidade Básica da Saúde (CDS, PEC ou Thrift), bem como o processamento e validação dos dados enviados para a base nacional.
Todos os relatórios poderão ser gerados por competência, o que permite analisar a evolução da produção ao longo do tempo, ou por unidade geográfica, o que possibilita a comparação entre diferentes equipes ou municípios. Além disso, será possível visualizar as informações na tela ou realizar o download dos dados em arquivos de diversas extensões (xls, csv e ods).
Para o primeiro semestre de 2016, ainda estão previstos novos relatórios de Saúde com as informações de produção das equipes de atenção básica (atendimento, procedimentos, atividades coletivas, visitas domiciliares, cadastros) e produção das equipes de Atenção Domiciliar, além de relatórios com os novos indicadores de saúde da Atenção Básica, sendo que inicialmente serão disponibilizados os indicadores de desempenho a serem avaliados no 3º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ AB).
Acesse o portal do SISAB para conhecer as novas funcionalidades: sisab.saude.gov.br

O SISAB
O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, substituindo o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB). A operacionalização do SISAB no território é feita por meio da estratégia do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS) denominada e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB).
O atual sistema foi desenvolvido para atender às necessidades da atenção básica para a gestão do cuidado em saúde, podendo ser utilizado por profissionais de todas as equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Consultório na Rua (CnR), de Atenção à Saúde Prisional e da Atenção Domiciliar (AD), além dos profissionais que realizam ações no âmbito de programas como o Saúde na Escola (PSE) e a Academia da Saúde.