terça-feira, 30 de abril de 2013

Informe MS - e-SUS

MS disponibiliza versão de produção do e-SUS Atenção Básica Coleta de Dados Simplificada
24/04/2013
Ministério da Saúde lança versão de produção, a primeira para digitação dos dados coletados pelos municípios

O Ministério da Saúde disponibilizou em 24 de abril a versão de produção do e-SUS Atenção Básica Coleta de Dados Simplificada (e-SUS AB Coleta Simplificada). Esta é a versão que os municípios deverão utilizar para digitação das informações coletadas usando as fichas do novo sistema de informação.
Conforme divulgado, as versões anteriores eram de apresentação, isto é, tinham como objetivo apenas permitir testes e apresentações do novo sistema. Desse modo, os dados digitados em versões anteriores não poderão ser transmitidos ao Ministério da Saúde. A transmissão dos dados poderá ser realizada a partir do dia 03 de maio quando estará disponível uma atualização do e-SUS AB Coleta Simplificada. Esta versão terá a funcionalidade de consolidar e enviar os arquivos sem prejuízo ou perda de informações previamente digitadas. Vale destacar que, neste primeiro momento, a transmissão será efetuada sem a necessidade da instalação de uma versão do e-SUS AB Prontuário Eletrônico no município.
A utilização do e-SUS Atenção Básica é obrigatória para as equipes que realizaram atividades vinculadas à Semana Saúde na Escola (do Programa Saúde na Escola - PSE) e para as equipes com profissionais do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Entre as informações coletadas pelo novo sistema, estão os registros individualizados dos atendimentos realizados pelas equipes de Atenção Básica.
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da atenção básica no país, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
Para mais informações, clique aqui ou acesse o service desk do e-SUS AB ligando para o Disque Saúde 136.