O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção de saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, a reabilitação e a manutenção da saúde. Estas ações são desenvolvidas por uma equipe de trabalho multidisciplinar, atuando em um território geograficamente definido com uma população pertencente a este território. O NASF deve atuar em parceria com os profissionais das Equipes de Saúde da Família - ESF, compartilhando as práticas em saúde nos territórios das equipes.
Tem como principal objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações de Atenção Básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da Estratégia Saúde da Família na rede de serviços e o processo de territorialização e regionalização a partir da Atenção Básica. Seu funcionamento deve-se dar através do apoio Matricial; da clínica ampliada; do projeto terapêutico singular; projeto de saúde do território, assim como a pactuação do Apoio.
É necessário para implantação do NASF um prévio reconhecimento do perfil epidemiológico da população; estudos de prevalência dos problemas relacionados a cada área de atuação, assim como uma mobilização dos profissionais de saúde que compõem a ESF a fim de que possam identificar o público prioritário, assim como desenvolver coletivamente ações que se integrem a outras políticas sociais (educação, esporte, cultura, trabalho, lazer, etc). Também é de responsabilidade do NASF avaliar os indicadores em conjunto com as ESF e os Conselhos de Saúde; elaborar projetos terapêuticos individuais, a fim de realizar ações multiprofissionais e transdisciplinares, desenvolvendo assim a responsabilidade compartilhada.
Total de NASF’s no estado de Pernambuco: 119 (competência abril de 2011)
Baixe a Portaria clicando aqui.